Consultoria em restaurante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A consultoria remonta às origens das relações humanas. Antigamente eram utilizados nas sociedades humanas indivíduos adotados como guias, eram meios de buscar a melhor maneira de administrar se não os negócios, a própria vida e o convivio social. Esses guias eram os sábios, os quais eram julgados como mais experientes, e, geralmente, eram líderes e aconselhavam seu povo emdiferentes assuntos, porém não eram utilizados os mesmos termos e conceitos que são utilizados hoje, mas tinha o mesmo intuito.
Atualmente, a consultoria é muito utilizada de maneira formal dentro das empresas. Os desafios empresariais estão cada vez maiores e mais graves. A perda do controle, a incessante busca pela redução de custos, as alterações em leis e regulamentações, a fragmentação dasatividades são alguns exemplos das atuais dificuldades que comprovam a urgência do conhecimento dentro das organizações. Assim, muitas empresas buscam no ambiente externo esse conhecimento, para que possam, dentro da própria empresa, ter uma visão mais crítica e ampla para auxiliá-las.
No nosso cotidiano, não são poucas as vezes em que nós agimos como consultores ou buscamos para consultarmos sobrenossas dúvidas. No simples fato de pedir opinião sobre qual roupa usar, ou ainda dizer a alguém o que pensa sobre determinado assunto que diz respeito à sua vida, essas são maneiras informais de se ter consultoria no nosso cotidiano. A consultoria então representa uma das atividades que mais têm evoluído nos últimos anos em todo o mundo e, particularmente, no Brasil.
Sabemos que a cozinha é a base quesustenta um empreendimento do ramo alimentício e cada vez mais, proprietários e clientes entendem a sua importância, seja em negócios de pequeno ou de grande porte. Muitos estabelecimentos que lidam com alimentação como restaurantes, lanchonetes, bares e até mesmo empresas que produzem alimentos nem sempre estão preparados para apresentar o melhor a seus consumidores. Mesmo sem ser intencional,podem estar oferecendo produtos que não agreguem benefícios a quem os consome.
O nosso trabalho tem como lócus um restaurante, onde iremos diagnosticar e apresentar soluções às possíveis não conformidades encontradas, pois existem muitos fatores que envolvem o projeto de consultoria, desde o valor do investimento em equipamentos específicos, pisos adequados, paredes especiais para menor acúmulode gordura e sujeiras em geral, equipamentos de proteção individual, até o tipo de cardápio do estabelecimento, como também o equilíbrio da relação custo-benefício, o qual depende do manejo profissional e competente dessas variáveis em busca da solução ideal para o empreendimento. O local foi escolhido sem critérios especificos, simplesmente porque o mesmo pertence a um familiar de um dosintegrantes do grupo, o que facilitou a nossa abordagem para possíveis intervenções.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

* Apresentar soluções para as não conformidades encontradas no estabelecimento.

2.2 Objetivos Específicos

* Elaborar um novo cardápio de acordo com as necessidades e objetivos do estabelecimento;
* Sugerir adequações estruturais quando necessárias à plantabaixa da obra, visando maior aproveitamento de espaço, evitando interrupções de fluxo de operações e contaminação cruzada;
* Adequar o local segundo os critérios propostos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, evitando a contaminação dos alimentos;
* Orientar nas práticas de manipulação de alimento;
* Orientar a estruturação da cozinha (posicionamento dos equipamentos).

3.METODOLOGIA

Tivemos como instrumento de pesquisa, a entrevista, a qual foi aplicada ao dono do estabelecimento. Também utilizamos máquina fotográfica com intenção de registrar as condições do estabelecimento e fita métrica para fazermos o dimensionamento do local. Para obtenção dos dados foi necessário três visitas ao local, uma para aplicação da entrevista, cujo entrevistado se mostrou...
tracking img