Consultoria de empresa de tecelagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A/C: Sr. FIGUEIRAS – DIRETOR GERAL

PROPOSTA DA CELFI CONSULTORIA EMPRESARIAL PARA A REESTRUTURAÇÃO DA EMPRESA BLANDEST INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CONFECÇÕES LTDA.

Manaus, 21 de outubro de 2010

1. Histórico da Empresa Blandest

A empresa Blandest já atua a oito anos no mercado têxtil em Manaus. O Sr. Figueiras, seu fundador, começou como uma pequena indústria em uma casa alugada comfamiliares e amigos no bairro do Japiim. Começou fabricando para pequenas empresas roupas profissionais como calças e camisas de manga longa e curta, e camisas pólo para funcionários dos comércios. Com muita dedicação e a união de todos a empresa cresceu continuamente apresentando sempre resultados significativos, chegando a possuir 10% do mercado consumidor. Buscando satisfazer seus clientes aBlandest procura manter-se atualizada no mercado e proporcionar uma nova tecnologia para fabricação de seus produtos oferecendo alto grau de qualidade.

1. Atual estrutura da Empresa Blandest

A Blandest atualmente está centralizadora com muitas tarefas acumuladas para essas funções abaixo:

2. Análise Interna e Externa da Empresa Blandest

2.1 Análise Interna

• Gestãocentralizadora: Sr. Figueira tinha todo o controle da sua empresa, tomava as decisões, dava as ordens, executava tarefas.

• Ausência de hierarquias administrativa: Sr. figueiras tinha três auxiliares que não tinham autonomia para realizar suas tarefas ele mesmo efetua compras, pagamentos, controle do fluxo de caixa, movimentação bancaria e produção.

• Funcionários com pouca capacidade técnica:somente Sr. Figueiras se especializava participando de palestras e eventos procurando manter-se atualizado no segmento têxtil.

• A organização com poucas formalidades: extremamente simples sem procedimentos definidos e sistemas de controle, não havia ninguém que direcionasse para uma padronização.

• Estrutura organizacional pouco expansiva: havia somente três setores, setoradministrativo, contábil e industrial.

• Ausência de designação de cargos e divisão de trabalho

2.2 Análise Externa

• A empresa Blandest Indústria e Comércio de confecção atua no setor têxtil, cresce continuamente em um ambiente competitivo, busca melhorias a sua indústria aplicando seus conhecimentos científicos adquiridos em feiras, seminários para melhorias de seus processos produtivos eorganizacionais.

• A empresa Blandest participou de uma licitação para fornecer os uniformes do Clube de Regatas Vasco da Gama do Rio de Janeiro até o ano de 2014 e seguirá as exigências impostas rigorosamente pelo clube.

• O mercado têxtil hoje no Brasil é extremamente diversificado e incentivado pelo governo federal que com a redução do ICMS (Imposto sobre a Circulação deMercadorias e Serviços) propiciou e estimulou a industrialização no setor têxtil onde existe a disposição mão de obra abundante e um mercado consumidor em crescimento.

• A forma de comercialização dos produtos da indústria têxtil hoje é em media de 95% das empresas realizam venda direta para as lojas ou por meio de representação e distribuidores no país de destino.

• Com relação à regiãode indústrias do mercado têxtil há uma tendência para a concentração de unidades produtivas em grandes centros industriais como, 66% na região Sudeste , e 24% no Sul, 9% no Norte e Nordeste e 1% no Centro-Oeste.

• Em âmbito nacional, o setor têxtil é responsável por 17,5% do Produto Interno Bruto (PIB) da indústria de transformação e 4,1% de todo o PIB nacional, sendo responsável pelageração de 1, 65 milhão de empregos diretos e mais de oito milhões indiretos.

• Mesmo com a forte concorrência dos produtos chineses, indianos e paquistaneses, que minam a competitividade em função dos preços baixos e produção livre de impostos. A empresa Blandest detém 10% (dez por cento) do mercado consumidor têxtil o que é uma conquista muito significativa para o proprietário Sr....
tracking img