Consultec

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do livro o corpo fala nos negócios: Como decifrar as pessoas e transmitir mensagens eficazes com os segredos da linguagem.
Adrian furnham
No ambiente de trabalho, boa parte do que comunicamos não é dito em palavras, mas é falado pelo corpo. Portanto, um gesto errado em um momento decisivo pode resultar em um desastre. Isso vale para todas as situações profissionais: negociações,entrevistas de emprego, reuniões, situações de venda e, sobretudo, em palestras e apresentações. O corpo fala nos negócios é o livro definitivo que revela os segredos da linguagem não verbal para líderes, palestrantes, políticos, executivos e para todos os que pretendem evoluir e vencer no mundo dos negócios com um diferencial competitivo este livro explica e fundamenta cientificamente como funciona acomunicação corporal. Além disso, traduz esse conhecimento para o mundo dos negócios e do trabalho, deixando o leitor apto a decifrar os sinais corporais e transmitir mensagens favoráveis em situações de Vendas; Negociações; Palestras; Apresentações; Entrevistas; Reuniões; Campanhas políticas. Saber se comunicar é de grande importância e um fator de sucesso no mundo dos negócios. O uso de gestos e otipo de comportamento é algo muito interessante a observar no cotidiano.
Deve-se compreender que a comunicação vai além de aspectos verbais, dado que os aspectos não-verbais apresentam coisas que sequer imaginamos.
Para descobrir os sinais que estão além das palavras, basta um pouco de observação no comportamento das pessoas e de seus impulsos naturais diante de determinadas situações. Nestecontexto, ganha particular sentido a linguagem corporal, dado que ela pode dizer muita coisa sobre a pessoa com quem você está conversando. Imagine a cena: mãos estendidas, com as palmas para cima. Você acha que elas podem significar um pedido de "me dá isto, venha comigo" ou coisa do gênero?É lógico que sim!Numa conversa, por exemplo, as pessoas podem falar uma coisa e pensar em outra; podem contaralgo e você não consegue definir se realmente isto é mentira ou verdade. Saiba que o corpo não

mente!As pessoas sim, mas o corpo não. Imagine uma pessoa com o rosto abaixado: a imagem é de submissão, ao contrário daquela pessoa que apresenta o rosto levantado, transmitindo domínio. A base teórica da divisão do corpo humano nas três partes citadas é objeto do livro "O corpo fala nos negócios:a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal".Também os exemplos apresentados a seguir são originários do livro, com pequenas adaptações. O gesto de cruzar os braços pode ser uma barreira corporal que as pessoas constroem diante de quem estão conversando, podendo significar um tipo de proteção. Além disto, significa também que quem está cruzando os braços, dependendo da situação, não desejamudar de opinião e não quer aceitar o que estão lhe falando. Em momentos de tensão, a mão direita expressa os sinais da razão, enquanto a esquerda os sinais de emoção. Diante de questões difíceis e que sugerem insegurança, por exemplo, uma pessoa pode simular uma tosse e colocar a mão na boca, puxar com insistência o colarinho da camisa e até gesticular as mãos, de forma desordenada. Juntar aspontas dos dedos enquanto alguém está falando significa concentração no discurso. Ainda com relação às mãos, um cumprimento feito com ela, de maneira frouxa, significa pouco envolvimento na relação. Levantar as sobrancelhas pode traduzir surpresa, espanto e alegria, ao passo que sobrancelhas abaixadas representam concentração, reflexão e seriedade. Bater os pés no chão com freqüência pode ser um sinalde irritação, insegurança ou ansiedade. Lábios presos entre os dentes traduzem uma manifestação de não querer se comunicar ou não participar de discussões. Numa conversa, sentado à mesa com alguém, se você deixar sua pasta ou bolsa de trabalho no colo transmitirá a sensação de que está inseguro. Mexer no queixo é um sinal de pensamento sobre algo que foi proposto. Quando uma pessoa está sentada...
tracking img