Consulta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento Estratégico
Conceito de Estratégia
Por que as empresas necessitam de estratégia?

Em geral, as empresas reforçam que a sua estratégia é oferecer produtos de alta qualidade ao menor preço possível. Isso não é estratégia!

• Há diferenças fundamentais entre estratégia e eficiência operacional...
• Estratégia é o que nos torna único. É uma opção por ser diferente.• Estratégia é relacionada a fazer escolha, tradeoffs.
• Estratégia é o que nos torna efetivos e eficientes...

Efetivo... é fazer a coisa certa.
Eficiente... é a coisa certa da maneira correta.

Definição de Estratégia - dicionário Webster
strat•e•gy \-je\ n, pl -gies [Gk strategis generalship, fr. strategos] (1810) 1 a (1): the science and art of employing the political, economic,psychological, and military forces of a nation or group of nations to afford the maximum support to adopted policies in peace or war (2): the science and art of military command exercised to meet the enemy in combat under advantageous conditions … 2 a: a careful plan or method: a clever stratagem b: the art of devising or employing plans or stratagems toward a goal ...

Napoleon Bonaparte:“Strategy is the art of making use of time and space. I am less concerned about the latter than the former. Space we can recover, lost time never.“

Histórico de Estratégia
O primeiro livro de “Estratégia” que se tem notícia é de autoria do general chinês Sun Tzu. A Arte da Guerra foi escrito no século IV a.C. , e só foi divulgado no Ocidente após a sua tradução pelo padre francês Amiot no anode 1724 ou 1727. Ele nos ensina que o mérito supremo consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar. Afirmam alguns que Napoleão, Adolf Hitler e Mao Tse Tung seguiram muitos dos ensinamentos e orientações do sábio chinês.
“O Livro dos Cinco Anéis” (terra, água, fogo, vento e vazio) foi escrito em 1645 pelo guerreiro mais famoso do Japão, o samurai Miyamoto Musashi. É livro decabeceira e referência para empresários, políticos e militares japoneses. O livro contém as estratégias e técnicas do seu estilo, o Niten Ichi Ryu, onde estão os segredos que o tornaram imbatível por mais de 60 duelos durante toda a sua vida.
No Ocidente a obra sobre Estratégia de maior divulgação e estudo foi o livro do general prussiano Karl Von Clausewitz “Da Guerra”, editado por sua esposaapós a sua morte em 1831. Clausewitz absorveu a lição napoleônica de que a essência da política e do poder militar está na habilidade de se conseguir a destruição física do adversário. A guerra é parte integrante da existência humana, constituindo-se, portanto, num dos instrumentos necessários da Política. Para Clausewitz, a destruição física do inimigo deixa de ser ética, quando ele pode serdesarmado em vez de morto. O livro de Clausewitz, conseguiu realizar a façanha ímpar de proporcionar novas formas de organizar o pensamento em uma época turbulenta e oferecer um norte seguro para o mapeamento da estratégia em um ambiente instável.

O que é estratégia?
• H. Igor Ansoff (1977) Regras de decisão para orientar o comportamento da organização no intuito de fazê-la crescerordenadamente e lucrativa.
• Henry Mintzberg (1983): Uma forma de pensar no futuro integrada no processo decisório. Um procedimento formalizado e articulador de resultados.
• Richard Pascale (1983): Uma seleção de oportunidades definidas em termos de pedidos a serem atendidos e produtos a serem oferecidos. Fazer decisões sobre investimentos de recursos com a finalidade de atingir objetivosidentificados.
• Porter (1996): É a criação de uma posição valiosa e única, envolvendo um conjunto diferente de atividades. Se houvesse somente uma posição ideal não seria necessária a estratégia, pois a essência do posicionamento estratégico é a escolha das atividades que são diferentes da concorrência.

Não existe uma definição padrão e aceita incondicionalmente!! O importante é absorver o que...
tracking img