Consul se reposiciona

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
WEB AULA 1

UNIDADE 1 - Análise do Ambiente de Marketing1

Análise do Ambiente Operacional

Olá caríssimo aluno.

Iniciando nossa primeira web aula, a matéria que apresentaremos aqui é a continuidade do assunto: Análise do Ambiente Operacional.

São três os ambientes de marketing de uma empresa: o ambiente interno, o ambiente operacional e o macroambiente. Apresentamos na oportunidade oambiente interno, constituído pelos vários departamentos, unidades, filiais da organização. Citamos as dificuldades e os desafios da empresa em administrar as suas variáveis, e como esses elementos podem interferir de forma negativa nos negócios.

Estudaremos nesta aula outro ambiente no qual a empresa está inserida: o ambiente operacional.

Como já tivemos oportunidade de comentar, asempresas não atuam de forma isolada no mercado. Nenhuma organização é auto-suficiente. Ela precisa se relacionar com fornecedores, para obtenção de matérias-primas e manter um bom relacionamento com o sindicato que representa seus trabalhadores. Depende também dos agentes de crédito para obter empréstimos, dos canais de distribuição para disponibilizar suas mercadorias no ponto-de-venda e, logicamente,dos seus clientes para adquirirem seus produtos e serviços.

Assim, formam o ambiente operacional as entidades que estão fora da empresa, mas que fazem parte do dia a dia dos negócios da organização. São elas: os clientes, o governo, os sindicatos, os fornecedores, os distribuidores, os agentes de crédito, os concorrentes e os diversos públicos. A figura a seguir nos ajuda a entender como oambiente operacional está constituído.





Cada um desses elementos interage de forma isolada com a empresa, apresentando necessidades individuais e específicas. Por isso um dos grandes desafios do profissional de marketing é administrar individualmente o relacionamento com cada grupo. Isso porque esses elementos influenciam as atividades da empresa podendo comprometer seu negócio, sua imagem esua lucratividade. Vamos apresentar a importância de cada uma dessas variáveis nos negócios de uma organização.

Fornecedores - os fornecedores se apresentam como um importante aliado da empresa, pois fornecem a ela as matérias-primas e demais insumos necessários para a produção de bens e serviços. Porém uma pequena falha, como o atraso na entrega da encomenda, defeitos nas mercadorias,reajuste de preços de matérias-primas, tudo isso pode comprometer os negócios da sua empresa. Por isso, é necessário um acompanhamento constante do trabalho prestado pelos fornecedores, não só naquilo que envolve o prazo de entrega, como na qualidade da matéria-prima, nos preços praticados, e na prestação de serviço. Imagine o imenso problema que você enfrentaria se vivesse a seguinte situação: a suagráfica, especializada em impressos de escritório, há anos negocia o fornecimento de seus produtos para uma grande organização. Depois de muitas tentativas e conversas, a sua equipe de vendas consegue finalmente fechar um grande pedido. O seu departamento de compras encomenda então, junto aos seus fornecedores, as matérias-primas necessárias - papéis, tintas para as impressoras, entre outros. Definemas especificidades dos materiais, condições de pagamento e prazo de entrega, porém o pior acontece: o seu fornecedor de papéis lhe envia as especificações erradas e fornecedor de tintas lhe comunica posteriormente que será necessário reajustar o preço dos materiais. Como a sua empresa enfrentaria um problema como esse? Você precisa cumprir com o prazo de entrega junto ao seu cliente e tambémmanter o preço acordado. Por conta das falhas de seus fornecedores, a sua organização pode ter jogado por água abaixo todo um trabalho de conquista de um grande cliente. E mais que isso: ter arranhado a sua imagem e comprometido sua rentabilidade.


Canais de Distribuição - São as organizações envolvidas no processo de transferir um bem do fabricante para o consumidor.

Formado pelas empresas...
tracking img