Construção doCristo Redentor

852 palavras 4 páginas
Símbolo do Rio de Janeiro e do Brasil em todo o planeta, o Cristo Redentor entrou pra lista das sete maravilhas do mundo moderno.
O monumento que retrata Jesus Cristo, é situado no topo do Morro do Corcovado, no bairro do Alto da Boa Vista, a 709 metros de altitude, na cidade do Rio de Janeiro.
O mesmo possui 38 metros de altura (distribuídos em 8 metros no pedestal e os 30 metros restantes na estatua), mais de mil toneladas de concreto (sendo que 3,8 toneladas se concentram na cabeça e 8 toneladas em cada mão) e é a segunda maior escultura de Cristo no mundo.
Sua construção começou a ser planejada em 1921, quando se iniciavam os preparativos para o centenário da Independência do país, fazendo assim com que autoridades do governo e religiosos se reunissem em uma associação chamada Círculo Católico, para discutir a ideia do monumento. Em 1923 foi feito um concurso nacional de projetos para o monumento, e o vencedor do mesmo foi o engenheiro Heitor da Silva Costa, porém, o projeto foi revisado pelo artista plástico Carlos Oswald (que se encarregou do desenho final do monumento) e contou com a ajuda do escultor francês Paul Landowski para modelar algumas das peças que compõem a estátua. No mesmo ano foi criada uma campanha de nível nacional para arrecadação de fundos para a construção dela.

Em seu projeto original, o Cristo seguraria em suas mãos um globo terrestre e uma cruz, mas através de uma votação, a população carioca preferiu que o Cristo ficasse de braços abertos e com as mãos livres, e assim o foi feito.
A construção teve inicio em 1926, a estátua foi montada aos pedaços por Landowski na França e assim trazida ao Brasil, para levar todas as partes da estatua ao alto do Corcovado, foi usado o trem que ligava o morro à parte baixa do Rio de Janeiro, as peças foram levantadas por um sistema de cabos e roldanas. O monumento foi erguido em concreto armado, começando-se de cima para baixo, ou seja, da cabeça do Cristo ao pedestal (e só esta possuía cerca de

Relacionados