Construção de um simulador fuzzy que analisa o nível de proficiência na leitura e escrita da língua japonesa

1654 palavras 7 páginas
Construção de um simulador Fuzzy que analisa o nível de proficiência na leitura e escrita da língua japonesa

Rodrigo B. P. R. Pará1,

1Faculdade de Computação
Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém, PA – Brazil

rodrigopara@ufpa.br

Abstract. This paper aims to apply the basic knowledge of Fuzzy Logic for building a simple Fuzzy controller that analyzes the proficiency level of an adult speaker of the Japanese language.

Resumo. Este artigo tem como objetivo aplicar os conhecimentos básicos da Lógica Difusa (Lógica Fuzzy) para construção de um simples controlador Fuzzy que analisa o nível de proficiência de um adulto falante do Idioma Japonês.

1. Introdução

O japonês é um idioma peculiar pelo fato do seu sistema de escrita diferenciar-se bastante do português: composto de dois alfabetos distintos, mais um sistema de escrita que se utiliza de ideogramas para representar conceitos e ideias (denominados Kanji), uma pessoa japonesa leva cerca de doze anos de sua vida escolar para aprender e dominar a maioria desses símbolos. O governo japonês estipula um número de 2138 caracteres necessários que um japonês necessita saber para conseguir ler a maioria dos materiais escritos no idioma. Apesar disso, muitos japoneses são capazes de reconhecer um número maior que 2138 de caracteres, devido ao contato frequente com a língua, porém, para fins deste trabalho, será levado em conta apenas o número de 2138 ideogramas.

Baseado nisso, este trabalho apresenta um simples sistema Fuzzy que analisa de forma hipotética o nível de proficiência de um falante de japonês. Sistemas Fuzzy são amplamente utilizados para avaliar estados indeterminados que representam conceitos não quantificáveis, tornando possível aproximá-las da linguagem humana comumente utilizada no dia a dia.

A lógica Fuzzy, de forma geral, é vista como uma área relacionada ao tratamento de incertezas, e está associada à teoria dos conjuntos fuzzy.

Relacionados

  • Resumo PEP 07 09
    431830 palavras | 1728 páginas