Construtor e construído pela sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2 DESENVOLVIMENTO
Este trabalho é fruto das discussões e aulas interdisciplinares no decorrer desse semestre.
O homem é um ser em constante transformação, que durante sua vida vai construindo asociedade e ao mesmo tempo sendo produto dela, é um ser sócio- histórico construído e construtor de sua realidade.
Martins (2007) afirma que o homem se forma enquanto ser social, a partir de umprocesso histórico e que “a sociedade não é apenas o meio ao qual o homem se submete para se adaptar por força das circunstâncias, mas sim, aquele que tem criado o próprio ser humano”.
A relação do homemcom a sociedade, o homem não è “objeto passivo” das influencias e determinações sociais, mas, sujeito de sua criação, sendo ao mesmo tempo produto e construtor da sociedade.
O homem por ser o criadorda sociedade e depende das condições de sua produção durante o processo histórico, pode transformar a sociedade, ele è um agente transformador. Nesta perspectiva histórica-cultural, um dos grandesentraves hoje é sobre a formação docente, que por sua vez irá formar estes agentes transformadores. As propostas de formação de educadores que tenham por base as diretrizes lançadas por Vigotski numaprospectiva sócio cultural criticam surge com um fio de esperança que seja capaz de contextualizar a escola em novos patamares onde ela possa construir sua função social, onde ela deixa de ser reprodutorada classe dominante e passa a ser transformadora.
É preciso levar o aluno a perceber-se como agente construtor e construído pela sociedade.
Para se determinar os níveis de desenvolvimento ocognitivo da criança é necessário compreender que ela (a criança) interage com seus objetos de aprendizagem dentro de um contexto marcado pelas relações sociais, que movem o processo produtivo da sociedade.É preciso levar em consideração as relações sociais que permeiam a existência dos sujeitos. A construção deste conhecimento bem com a apropriação pelos sujeitos se da de forma mediada por outro...
tracking img