Construtivismo - metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE METODOLOGIA – Prof. Leandro
Amanda Esteves Amarante
Fabiana Amantéa
Lunara Leto Costa

Questão 1: Selecione uma situação qualquer da política internacional e, seguindo a lógica daprodução sígnica, apresente, justificando e explicando cada decisão:
- qual é o objeto (ou referente)
- qual é o interpretante (ou significado)
- qual é o representamen (ou significante)

Asituação da política internacional escolhida para ilustrar a lógica da produção sígnica foi a disputa entre Japão e China por um pequeno arquipélago composto por oito ilhas, chamado de ilhas Senkaku pelosjaponeses e de ilhas Diaoyu pelos chineses. Este conflito é relevante para o cenário internacional pois envolve as duas principais potências asiáticas.
O objeto (ou referente) pode ser entendido comomaterialização dos desejos de um indivíduo, o qual ele reconstrói mentalmente através de associações que se estabelecem entre os signos. Tal indivíduo conceberá meios, estratégias, cursos ealternativas de ação para a efetivação destes desejos. (SANTOS, pág.6) No contexto da disputa territorial entre Japão e China, o objeto em questão são as ilhas Senkaku, ou Diaoyu.
O representamen (ousignificante), “é aquilo que, sob certo aspecto, representa algo para alguém.”, nas palavras de Pierce. (SANTOS, pág. 7). Sendo o significante a face visível do objeto que se refere, podemos dizer que noconflito abordado o representamen é o conjunto de características das Ilhas. O arquipélago é formado por ilhas vulcânicas inabitadas e rochosas, com uma área total de sete quilômetros quadrados. Apesar deaparentemente sem importância, elas ficam em uma posição estratégica para embarques de mercadorias e para a pesca. Além disso, há na região um grande potencial para exploração de gás natural.
Ointerpretante (significado) é o signo criado a partir da criação, na mente do indivíduo, de um signo equivalente ao representamen; um signo mais desenvolvido, nas palavras de Pierce. Ele afirma,...
tracking img