Construtivismo escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Construtivismo escolar

Muito inspirado em ideias de Piaget, o construtivismo é um método onde a curiosidade é a chave para a aprendizagem. As crianças são instigadas de forma simples: Utiliza-se oconhecimento do dia-a-dia e a interação social para que, naquele momento, o ser identifique, compreenda e aprenda o que esta sendo estudado. Uma criança que participa de uma escola construtivista(100%) certamente terá uma aprendizagem mais lenta, pois, como o método é demorado, a criança pode sim correr o risco de demorar um pouco mais para entender, o que numa escola normal é rapidamenteaplicado. Este método apenas pode trazer prejuízos ao tempo, pois não prejudicaria de forma alguma sua formação.
A principal proposta então é que o aluno participe ativamente da aprendizagem por meio deuma técnica simples: A experimentação. Depois disso, a criança mesmo começa a interagir e descobrir que o conhecimento que seria passado para ela, ela já tem, só faltava organizá-lo dentro de suamente. Tudo fica mais claro depois da experiência.
Com este método construtivista o erro é comum, é considerado como uma forma de crescimento do aluno. Rigidez e padronização nunca serão parte de umainstituição construtivista. A maior intenção é a análise pessoal para que, assim, ocorra o crescimento intelectual.
“Existem várias escolas utilizando este método. Mais do que uma linha pedagógica, oconstrutivismo é uma teoria psicológica que busca explicar como se modificam as estratégias de conhecimento do individuo no decorrer de sua vida.”
Claro que dúvidas sempre vão existir quanto a estemétodo que ainda é considerado arriscado, principalmente levando em consideração o tempo e a atenção necessária; mas temos sempre um leque enorme de opções aberto em nossa frente para que a decisão deeducar desta forma seja a melhor delas. Muitos cometem erros acreditando que para uma escola construtivista as crianças precisarão ser “autodidatas”, mas isso não é necessário. O auxílio do professor...
tracking img