Construindo um hospital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE JUSCELINO KUBITSCHEK

















PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UM HOSPITAL VERTICAL





















Brasília, novembro de 2012.







Faculdade Juscelino Kubitschek

Curso de Bacharel em Enfermagem

Disciplina: Processo e Organização em Enfermagem

Prof (a): Breno Piovezana Rinco

Alunos: Cleonice, David, Denise, Elias,Fabrícia, Joselene, Maria Lenice, Maria José, Priscila, Samara e Wesley.













PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UM HOSPITAL VERTICAL



















Brasília, novembro de 2012.

Introdução




Segundo Hauser, a palavra hospital vem do latim "hospes", que significa hóspede, dando origem a "hospitalis" e a "hospitium", sabendo que existem váriosconceitos para hospital é preferível citar o conceito da OMS (Organização Mundial de Saúde) que é:

“O hospital é parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar à população assistência-médico-sanitária completa, tanto curativa como preventiva, sob quaisquer regimes de atendimento, inclusive domiciliar e cujos serviçosexternos irradiam até o âmbito familiar, constituindo-se também em centro de educação, capacitação de recursos humanos e de pesquisas em saúde, bem como de encaminhamentos de pacientes, cabendo-lhes supervisionar e orientar os estabelecimentos de saúde a ele vinculados tecnicamente. Assim o hospital é também um centro de investigação biopsicossocial.”

No passado, as instituiçõeshospitalares destinaram-se apenas ao abrigo de peregrinos, viajantes, pobres e, eventualmente, enfermos. As primeiras instituições destinadas ao diagnóstico e tratamento de doenças foram registradas somente no final do século XVIII, quando estas edificações começaram a apresentar condições ambientais adequadas ao restabelecimento dos pacientes.

Os estabelecimentos de saúde foram criados paraatender a todos os níveis de atenção regulamentados pela lei 8.080 de 1990. Os hospitais do Brasil fazem parte do Sistema Único de Saúde o SUS, na qual se destacam pela sua complexidade, alto custo de operação e manutenção. Sendo estes criados segundo a Lei Orgânica de Saúde, para atender a população seguindo o principio de equidade e descentralização, para atender os casos de maior complexidade.Construindo um hospital




Para construir um hospital é necessário um planejamento seguindo etapas e métodos organizacionais. Os projetos para a construção, complementação, reforma ou ampliação de uma edificação ou conjunto de edificações serão desenvolvidos, basicamente, em três etapas: estudo preliminar, projeto básico e projetos executivos destacados a seguir:
Estudopreliminar: Visa à análise e escolha da solução que melhor responda ao Programa de Necessidades, sob os aspectos legais, técnicos, econômico e ambiental do empreendimento.
Arquitetura: Consiste na definição gráfica do partido arquitetônico, através de plantas, cortes e fachadas (opcional) em escala livre e que contenham graficamente:
• A implantação da edificação ou conjunto de edificações e seurelacionamento com o local escolhido;
• Os esquemas de zoneamento do conjunto de atividades, as circulações e organização volumétrica.

Localização e Pesquisa de Mercado

Após avaliar as regiões administrativas do Distrito Federal ficou evidenciado que o centro de Brasília tem a maior quantidade de hospitais no DF, sendo caracterizado pelos setores hospitalares. Sendo assim, a melhorlocalização para o Hospital em questão seria a região administrativa Lago Norte, que é bem localizada, contando segundo GDF (Governo do Distrito Federal), com 30 mil habitantes de classe média e alta.
Tendo em vista que o mercado da beleza tem crescido cada vez mais, e que em Brasília não há nenhum especializado e voltado somente em cirurgia plástica optou-se por criar um voltado só para esta...
tracking img