Construindo um hospital

Páginas: 6 (1436 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2012
FACULDADE JUSCELINO KUBITSCHEK

















PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UM HOSPITAL VERTICAL





















Brasília, novembro de 2012.







Faculdade Juscelino Kubitschek

Curso de Bacharel em Enfermagem

Disciplina: Processo e Organização em Enfermagem

Prof (a): Breno Piovezana Rinco

Alunos: Cleonice, David, Denise, Elias,Fabrícia, Joselene, Maria Lenice, Maria José, Priscila, Samara e Wesley.













PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UM HOSPITAL VERTICAL



















Brasília, novembro de 2012.

Introdução




Segundo Hauser, a palavra hospital vem do latim "hospes", que significa hóspede, dando origem a "hospitalis" e a "hospitium", sabendo que existem váriosconceitos para hospital é preferível citar o conceito da OMS (Organização Mundial de Saúde) que é:

“O hospital é parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar à população assistência-médico-sanitária completa, tanto curativa como preventiva, sob quaisquer regimes de atendimento, inclusive domiciliar e cujos serviçosexternos irradiam até o âmbito familiar, constituindo-se também em centro de educação, capacitação de recursos humanos e de pesquisas em saúde, bem como de encaminhamentos de pacientes, cabendo-lhes supervisionar e orientar os estabelecimentos de saúde a ele vinculados tecnicamente. Assim o hospital é também um centro de investigação biopsicossocial.”

No passado, as instituiçõeshospitalares destinaram-se apenas ao abrigo de peregrinos, viajantes, pobres e, eventualmente, enfermos. As primeiras instituições destinadas ao diagnóstico e tratamento de doenças foram registradas somente no final do século XVIII, quando estas edificações começaram a apresentar condições ambientais adequadas ao restabelecimento dos pacientes.

Os estabelecimentos de saúde foram criados paraatender a todos os níveis de atenção regulamentados pela lei 8.080 de 1990. Os hospitais do Brasil fazem parte do Sistema Único de Saúde o SUS, na qual se destacam pela sua complexidade, alto custo de operação e manutenção. Sendo estes criados segundo a Lei Orgânica de Saúde, para atender a população seguindo o principio de equidade e descentralização, para atender os casos de maior complexidade.Construindo um hospital




Para construir um hospital é necessário um planejamento seguindo etapas e métodos organizacionais. Os projetos para a construção, complementação, reforma ou ampliação de uma edificação ou conjunto de edificações serão desenvolvidos, basicamente, em três etapas: estudo preliminar, projeto básico e projetos executivos destacados a seguir:
Estudopreliminar: Visa à análise e escolha da solução que melhor responda ao Programa de Necessidades, sob os aspectos legais, técnicos, econômico e ambiental do empreendimento.
Arquitetura: Consiste na definição gráfica do partido arquitetônico, através de plantas, cortes e fachadas (opcional) em escala livre e que contenham graficamente:
• A implantação da edificação ou conjunto de edificações e seurelacionamento com o local escolhido;
• Os esquemas de zoneamento do conjunto de atividades, as circulações e organização volumétrica.

Localização e Pesquisa de Mercado

Após avaliar as regiões administrativas do Distrito Federal ficou evidenciado que o centro de Brasília tem a maior quantidade de hospitais no DF, sendo caracterizado pelos setores hospitalares. Sendo assim, a melhorlocalização para o Hospital em questão seria a região administrativa Lago Norte, que é bem localizada, contando segundo GDF (Governo do Distrito Federal), com 30 mil habitantes de classe média e alta.
Tendo em vista que o mercado da beleza tem crescido cada vez mais, e que em Brasília não há nenhum especializado e voltado somente em cirurgia plástica optou-se por criar um voltado só para esta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Construindo
  • hospital
  • Hospital
  • HOSPITAL
  • Hospitais
  • O hospital
  • Hospital
  • Hospital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!