CONSTRUINDO UM EXTINTOR DE INC NDIO

521 palavras 3 páginas
Nome: Brenda Priscila Luiz R.A.: 1735867 Gleice de Assis Apolinário
Construindo um extintor de incêndio
Objetivo:
Objetivou-se a construção de um extintor de incêndio caseiro onde, com materiais de fácil acesso a todos, foi possível a confecção do mesmo. Graças ao experimento pôde ser observado, na prática, o conceito de pressão pela formação de um gás provocado por uma reação química em um sistema fechado.
Introdução:
Um extintor de incêndio é uma importante peça de equipamento de segurança, tanto em casa como no laboratório. O bicarbonato de sódio reage com um ácido, tal como o vinagre, havendo a produção de gás de dióxido de carbono. O gás dióxido de carbono pode apagar um incêndio. Ele faz isso através da redução da quantidade de oxigênio do ar à volta do objeto. O oxigênio do ar é necessário para o fogo, e quando este oxigênio é removido, o fogo apaga-se. É importante dizer ainda que o dióxido de carbono tem uma densidade maior do que o ar. Como resultado, ele flui para o fundo do cilindro cheio de ar, empurrando o mesmo para cima, conseqüentemente, para fora do cilindro, no nosso caso, uma garrafa pet. Vazamento de gás é como derramar um líquido.
Materiais utilizados:
1- FRASCO DE REFRIGERANTE DE 600 mL
2- 1 TUBO DE CONTA- GOSTAS
3- 1 TUDO DE ENSAIO DE 35 Ml
4- 450 ml DE VINAGRE
5- BICARBONATO DE SODIO (NaHCO2)

Procedimento:

Com o auxílio de uma faca, a tampa da garrafa pet de 600 mL foi furada de modo a comportar o conta-gotas de forma a não deixar espaços vazios, ou seja, de modo anão permitir entrada ou saída de ar ou das substâncias. Na sequência, o tubo conta-gotas foi introduzido no local criado.

No frasco de refrigerante colocaram-se os 450 mL de vinagre comum (medidos anteriormente em uma proveta de 500 mL) e, em um tubo de ensaio mediano, adicionou-se o bicarbonato de sódio de modo que o vinagre ficasse 2 cm abaixo da borda do referido tubo. Esta metragem de distanciamento entre o bicarbonato e o

Relacionados