Construindo caminhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação escolar e cultura(s): Construindo caminhos

A problemática das relações entre escola e cultura é inerente a todo processo educativo. Não há educação que não esteja imersa na cultura dahumanidade e, particularmente, do momento histórico em que se situa. Não se pode conceder uma experiência pedagógica “desculturizada”, em que a referência cultural não esteja presente.
A Educaçãoconsiste em um processo inclusivo. Esse processo ocorre no momento em que a criança nasce. O princípio desse aprendizado é instituído na família, escola e sociedade onde educação e cultura caminham juntas.Nos primeiros ensinamentos a criança vai aprender o que significa igualdade, desigualdade e preconceito e vai adquirir valores e cultura de acordo com sua família e será determinada a cultura e atémesmo condição econômica do novo membro, pois essa função determina qual a posição do ser perante a sociedade. Qualquer criança pode ser educada em qualquer cultura se for colocada desde o início emcondição de convivência de aprendizado. Essa linha de raciocínio nos leva a crer que a genética não define as diferenças culturais e sim o ambiente que são criados. Sendo assim, acredita-se que asdiferenças culturais são verdadeiramente inatas.
A cultura é dinâmica e esta em constante processo de modificação então pode definir que existem culturas e não cultura, pois as leis, valores e crençasvariam de formação social para formação social.
Todo ser humano faz parte de um grupo social, cada um desempenha seu papel de acordo com sua comunidade.
É nesse momento que ele deve ficar ciente que aorigem do brasileiro é instruída por meio da miscigenação das raças sendo assim a diversidade já é marca registrada na identidade do brasileiro, pois somos origem das diferenças.
E nós como partedessa diversidade temos o dever de preparar a criança ensinando os princípios da igualdade definindo que o direito começa quando o do outro termina.
Saber lutar por seus direitos e deveres de...
tracking img