Construcao de mpem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Construção da Matriz de Posicionamento Estratégico dos Materiais

A Matriz de Posicionamento Estratégico de Materiais, elaborada a partir da Matriz de Kraljic, é um importante instrumento utilizado para a gestão de suprimentos, objetivando maximizar a competitividade e a lucratividade para a empresa. Seu processo é dividido em várias etapas. Primeiramente, é feita uma apresentação geral dametodologia para o Grupo Gestor da Empresa, objetivando expor os aspectos teóricos e os principais resultados esperados com a implementação da MPEM. Em seguida, define-se o Grupo de Trabalho, que deve englobar profissionais de áreas distintas da empresa, os quais serão responsáveis pela condução e realização dos trabalhos do projeto. Inicia-se então a próxima fase, com a definição dos produtos emateriais a serem tratados na metodologia proposta. Nessa etapa, o Grupo de Trabalho seleciona os produtos / serviços mais significativos para a empresa, a partir de uma visão econômica e / ou estratégica, podendo ser utilizados dados adquiridos através da utilização de outras formas de gestão de materiais, como a curva ABC, por exemplo. Passa-se então ao treinamento básico da metodologia, devendo serrealizado em termos de repasse tecnológico para o Grupo de Trabalho.
Feito isso, realizam-se votações com o objetivo de posicionar e classificar cada material. Cada integrante do Grupo de Trabalho vota individualmente, sem a interferência dos demais profissionais. Deve haver a coleta de dados para a construção do índice de Influência nos Resultados da empresa (considerando quatro fatores:custo, qualidade, tempo e tecnologia) e para a formação do índice do Risco de Suprimento dos materiais (considerando poder de barganha, potencial de substituição do fornecedor, rivalidade no fornecimento dos materiais e barreiras à entrada de fornecedores). É interessante lembrar que um mesmo material pode estar relacionado em serviços diferentes e desta forma precisa ser tratado em separado, pois asua Influência no Resultado pode ser totalmente divergente um do outro. Os dados oriundos das votações são, então, tabulados para definir o índice que traduz a influência do produto/material ou serviço/material no resultado da empresa.
A partir destas duas dimensões (Risco de Suprimento e Influência nos Resultados) é possível construir uma MPEM classificando os materiais em quatro grandes segmentosque são: componentes não-críticos (com baixo risco de fornecimento e influência nos resultados da empresa), componentes estratégicos (com alto risco de fornecimento e influência nos resultados), componentes de risco (com elevado risco de fornecimento e baixa influência nos resultados) e componentes competitivos (com baixo risco de fornecimento e elevada influência nos resultados).
O resultadofinal das votações e tabulações consiste em uma lista dos materiais de cada produto/serviço classificados de acordo com os quatro quadrantes, onde a linha horizontal (eixo das abcissas) representa o risco de suprimentos dos materiais e a vertical (eixo das ordenadas) representa o custo dos materiais dentro do contexto dos produtos da empresa (o que influencia os resultados da empresa).
É feita,então, a Análise Crítica dos Resultados, quando os resultados tabulados são apresentados para todo o Grupo de Trabalho, devendo haver um debate sobre os resultados atingidos, que é necessário para validar as votações realizadas pelos integrantes do Grupo de Trabalho, uma vez que é comum existir diversidade de opiniões que comprometam os resultados obtidos e a realidade da empresa. Deve-se analisarisoladamente cada caso e atingir um consenso em relação ao posicionamento de cada material dentro da MPEM. Ocorrendo dúvidas, devem-se refazer as votações que forem necessárias ou até rever a definição dos materiais, pois, às vezes, devem-se segmentar determinados materiais em dois ou mais novos materiais e, novamente, refazer as votações. Depois de refeitas as votações, deve-se retornar à...
tracking img