Construa um texto de 2 laudas explicitando a importancia do pensamento de edgar morim e de philipe perrenoud

525 palavras 3 páginas
É com imenso prazer que a Coordenação de Publicações da revista Terra Livre apresenta à comunidade geográfica e demais interessados o número 28 que tem como dossiê temático Geografia e Ensino.
Pensar fazer a Geografia neste início de milênio é uma tarefa árdua e complexa, mas também prazerosa e acima de tudo necessária, seja pela dinâmica avassaladora com que a lógica do capital atua sobre os mais variados territórios, lugares e regiões, sejam pelas conseqüências que seu processo de acumulação/reprodução gera a esses espaços e a seus sujeitos. E se estamos partindo do pressuposto de que tais sujeitos devam se posicionar, não só no campo das idéias, mas também na práxis cotidiana, mais necessário ainda se torna compreender quais agentes e processos atuam na produção e reprodução das mais variadas dinâmicas sociais e espaciais.
Essa difícil tarefa não pode ser realizada ou almejada a não ser com o imprescindível papel que a educação ocupa na sociedade brasileira atual. E para contribuir com esta reflexão, a Geografia e seu ensino são essenciais.
Assim, a partir do I Concurso Local de Cartografia para Crianças, realizado durante a XX Semana de Geografia da Universidade Federal do Acre (Maio de 2007), selecionamos para a capa o desenho de uma criança da 4ª série do Ensino Fundamental de uma das escolas participantes do encontro, que procurou retratar o tema “Muitas nações, um mundo”, no qual há a essência de um sujeito em construção que percebe um mundo diverso, com suas particularidades, mas também com seus problemas e desigualdades.
É com esse intuito que convidamos todos os interessados para a leitura das reflexões materializadas neste número da Terra Livre. Reflexões de diversas temáticas e preocupações teórico-metodológicas acerca do ensino de Geografia.
Iniciamos com um texto em homenagem ao inesquecível professor Manuel Correa de Andrade, apresentado no VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia – Fala Professor, realizado em

Relacionados