Construção de valores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 148 (36777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto
“Valores”

Janeiro de 2011

1- JUSTIFICATIVA

(Os PCN’s afirmam que “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...” (p. 32) e o artigo 27, inciso I da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) referencia a educação baseada em valores ao determinar que os conteúdos curriculares da educação básica devam observar as seguintes diretrizes: “A difusão devalores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e a ordem democrática”.)
Sendo assim, entendemos que a cidadania não deve ser construída somente por vias burocráticas e esse desejo não deve ficar só no papel, nos livros ou nos documentos, mas deve deixar de ser utopia e se tornar real, no convívio escolar e estendido ao lar de cada um denossos alunos. Deve fazer parte dos projetos escolares, da proposta pedagógica, do dia-a-dia. Essa meta deve ser seguida e conquistada por todos nós educadores.
Por isso, percebemos que alguns valores e atitudes devem e podem ser trabalhados na escola, de preferência por todas as turmas e professores, para que todos “falem a mesma língua”, surtindo assim mais efeito. Através destasreflexões e observações, percebemos a necessidade deste projeto.

2- OBJETIVOS

Este projeto visa a valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade, levando à construção da cidadania e autonomia.
> Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar umambiente agradável dentro e fora da sala de aula;
> Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras. Reconhecer que, desde bem pequeno, podemos desenvolver boa educação e boas maneiras;
> Melhorar a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que causam a indisciplina.

3- DESENVOLVIMENTO
3.1- TEMA CENTRAL: Eu e o outro (Perceber a importância dooutro na nossa vida, aceitar as diferenças, respeitar os colegas, desenvolver atitudes de solidariedade, respeitar e ajudar os idosos, os portadores de necessidades especiais, as crianças de outras raças e culturas).
PERÍODO: 1° e 2° bimestre
SUBTEMAS:
Fevereiro- Desculpar-se, influencias, cumprimento, ódio.
Março- Violência, não brigar, atitudes para mudar o planeta, respeitar a si mesmo,energias, Trabalho em equipe.
Abril- Agradecimento, paz, fé e amor, ambição, pedir por favor, falta de respeito.
Maio- Jesus ( amar e perdoar), todos contra as drogas, Compaixão, valor da verdade e valor da mentira, respeito pelas leis.
Junho- Regras de conduta, amor universal, Amor pelo planeta, pobreza x preguiça, bonito por dentro ( beleza interior: bondade, solidariedade, compreensão, etc.).Junho- Amizade, Boa educação x solidariedade, responsabilidade, causa e efeito, palavrões, humildade.

4- PROCEDIMENTOS
• Textos, poesias, mensagens, fábulas.
• Criação do Estatuto da Sala (com regras e multas)
• Discussão sobre as necessidades básicas do homem
• Debate sobre os idosos, portadores de necessidades especiais, o menor abandonado, diferentes realidades e situações. Excursão aoasilo, Peti, creche, Lixão. etc.
• Produção de texto e ilustração
• Dramatização (sobre convivência e solidariedade)
• Confecção de livro
• Dinâmicas
• Entrevistas
• Amigo Anjo, correio elegante
• Exploração de cartazes, figuras e mensagens
• Conversa sobre os temas trabalhados e as realidades vistas
. filmes

5. DURAÇÃO (a combinar)
Semestral ou todo o ano letivo.
# Semestral:
 Acada dia o professor disponibilizará 10 minutos de sua aula ( de preferência no inicio) para trabalhar os valores.
# Anual:
 Toda semana o professor trabalhará na sua aula de religião os valores.

Obs.: Foi escolhido pelos professores a segunda opção, sendo que terá uma mine culminância no final do semestre para o fechamento do mesmo.

6- CULMINÂNCIA
No final do semestre ou do...
tracking img