Construção civil aspectos e impactos

CONSTRUÇÃO CIVIL SUSTENTÁVEL A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)
Elaine Cristina Almeida Mueller

RESUMO

A cada dia que passa estamos nos convencendo que a natureza é a única fonte de recursos naturais limitados, que os habitantes do nosso planeta dispõe para sobreviver. A distribuição do meio ambiente provocada pelo ser humano retarda e prejudica gravemente oprocesso de desenvolvimento social e econômico, quer pela falta de políticas de conscientização da população e das empresas, pela falta de programas alternativos na exploração e decomposição de lixos ou resíduos provenientes de seus recursos naturais. O objetivo geral desse artigo é mostrar a importância da gestão ambiental na construção civil e como objetivos específicos o método de gestão maiseficaz, baseado na família ISO 14000, que é o Sistema de Gestão Ambiental, conhecimento apenas por S G A ( Sistema de Gestão Ambiental). De forma sucinta e bem abreviada esse artigo apresenta os principais tópicos do SGA apontando: Por que uma Organização deve implementar um S G A; os conceitos-chave de um S G A; os Preparativos e elementos para a elaboração do S G A, bem como suas vantagens ebenefícios na construção civil.

Palavras-chave: Sistema de Gestão Ambiental, meio-ambiente.

1 INTRODUÇÃO
Gestão Ambiental é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, renováveis ou não. A gestão ambiental deve visar o uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagemdas matérias-primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais. Fazem parte também do arcabouço de conhecimentos associados à gestão ambiental técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novosempreendimentos ou ampliação de atividades produtivas.
A prática da gestão ambiental introduz a variável ambiental no planejamento empresarial, e quando bem aplicada, permite a redução de custos diretos - pela diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mais dispendiosos, como água e energia - e de custos indiretos - representados por sanções e indenizaçõesrelacionadas a danos ao meio ambiente ou à saúde de funcionários e da população de comunidades que tenham proximidade geográfica com as unidades de produção da empresa. Um exemplo prático de políticas para a inserção da gestão ambiental em empresas tem sido a criação de leis que obrigam a prática da responsabilidade pós-consumo.
De acordo que a sociedade vai se conscientizando danecessidade de se preservar o meio ambiente, a opinião pública começa a pressionar o meio empresarial a buscar meios de desenvolver suas atividades econômicas de maneira mais racional. O mercado consumidor passa a selecionar os produtos que consome em função da responsabilidade social das empresas que os produzem. Desta forma, surgiram várias certificações, tais como as da família ISO14000, que atestamque uma determinada empresa executa suas atividades com base nos preceitos da gestão ambiental.

Construção Civil Sustentável está baseada na implantação do Sistema de Gestão Ambiental - SGA, segundo Cimino (2002).
Verifica-se que na construção civil sustentável, a eficiência além de ter o sentido econômico, precisa ampliar o sentido social, por representar uma questão de competitividade, cujasolução poderá ser a eco-eficiência, por ser um instrumento do desenvolvimento sustentável, que está impondo um novo estilo de gerenciamento ambiental ao mundo.
Segundo Dyllick (2000), proteção ambiental custa dinheiro. Mas é também correto que a renúncia à proteção ambiental custa dinheiro da mesma forma – freqüentemente até mais.
Os projetos devem refletir uma compreensão sistêmica dos...
tracking img