Constituição

INTRODUÇÃO

As Constituições ou Cartas Magnas de um país são um conjunto de leis que regem e organizam todos os setores e instituições, além de incidirem sobre todos os cidadãos. E é o principalinstrumento do Estado sobre e para sua Nação. É a lei máxima que define a forma do Estado e de governo e contém as normas para o poder político e os direitos dos cidadãos.

A Constituição estabeleceampla garantia de direitos individuais e coletivos, assegurando aos cidadãos total liberdade de pensamento, expressão e organização e criando instrumentos para que se defendam de abusos de poder porparte do Estado. O racismo, o terrorismo e o tráfico de drogas são condenados. É assegurado o direito à propriedade.

Até hoje o Brasil passou por oito diferentes Constituições, cada uma trazendo suasreformas, de acordo com o regime de governo adotado. A última delas, a de 1988, foi promulgada no governo de José Sarney, trazendo como principal conquista a restituição dos direitos democráticos dapopulação do país.

INTRODUÇÃO....................................................................................................3
PRINCIPIOS DA CONSTITUIÇÃOBRASILEIRA...............................................5
CONSTITUIÇOES BRASILEIRAS (1824 a 1988)...............................................6

Princípios da constituição BRASILEIRA

As primeiras manifestações para a organizaçãode uma Constituição Brasileira, iniciaram com a Independência do Brasil de Portugal, em 1822.

A elaboração de uma Constituição para o Brasil significava o primeiro passo para consolidar aindependência dos colonos de Portugal. Em 3 de junho de 1822, quando ainda era príncipe regente português no Brasil, D. Pedro I articulou os primeiros textos com uma assembléia, mas não conseguia chegar emnenhum consenso, pois os constituintes pretendiam dissolver a centralização do governo monarquista e dar mais autonomia às pequenas províncias.

Nos primeiros textos, os constituintes defendiam o...