Constitucionalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ana Cristina de Lima Moreira

CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
Faculdade Cesmac do Sertão
Curso de Direito
Disciplina: Fundamentos das Ciências Sociais

Theodor Simplício G. de Carvalho Nascimento

ANÁLISE CRÍTICA DO DOCUMENTÁRIO - NÓS QUE AQUI ESTAMOS, POR VÓS ESPERAMOS – DO CINEASTA MASAGÃO

Palmeira dos índios / Al
2012

Theodor Simplicio G. de Carvalho Nascimento

1° PERÍODOANÁLISE CRÍTICA DO DOCUMENTÁRIO - NÓS QUE AQUI ESTAMOS, POR VÓS ESPERAMOS – DO CINEASTA MASAGÃO

Análise crítica da obra de Masagão –
Nós que aqui estamos, por vós esperamos -
como exigência parcial para a obtenção de
nota na disciplina de Fundamentos das
Ciências Sociais
Avaliadora: Ana Cristina de Lima Moreira

ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO - NÓS QUE AQUIESTAMOS, POR VÓS ESPERAMOS – PARTE 1

O título “Nós que aqui estamos, por vós esperamos” foi inspirado na frase existente no letreiro de um cemitério brasileiro e vem de encontro com a mensagem embutida durante o filme, de que a morte é inevitável, mas o que vale são os feitos durante a vida. Esses foram relembrados por Masagão em quase uma hora de retratos, cenas e imagens, envolvendo homens emulheres comuns quanto ilustres, que fizeram história durante o século XX. O diretor resume sua obra com a seguinte frase: “ O historiador é o rei. Freud, a rainha. Pequenas histórias. Grandes personagens do breve século XX.”
O documentário não segue uma ordem cronológica de acontecimentos, nem possui atores ou narrador. O diretor quis seguir um roteiro por grupos de importância, apresentandofrases de impacto com imagens igualmente impactantes. Nos primeiros minutos, Masagão apresenta estudiosos como Freud com sua psicanálise, e Einstein com sua física; apresenta também algumas mudanças e descobertas do século como a máquina fotográfica, a industrialização, a inserção da mulher no mercado de trabalho, o metrô, o telefone. Algumas das frases que ilustram este cenário: “O balé já não eraclássico. A cidade já não cheirava a cavalo. Pelo túnel, o metrô. Pelo fio preto, a fala”. Outra citação: “Garotas trocavam o corpete, pela máquina de escrever” e ainda: “os quadros já eram Picasso. Os sonhos já eram interpretados”. Posteriormente Masagão traça a história de homens comuns, ao mesmo tempo que vai mostrando a evolução dos acontecimentos, como por exemplo, Alex Anderson, trabalhavana empresa Ford, ajudou a produzir milhares deles, mas nunca teve seu carro. Morreu de gripe espanhola.
Aqui se retrata a alienação que dizia Karl Marx existir na sociedade capitalista. Conta nesta brecha o cineasta, que o tempo de produção de um automóvel que antes era de 14h passou para 1h 33 min. Salientou que os trabalhadores labutavam 12 horas por dia, inclusive aos sábados. Assim, o filmemostra através do exemplo de um homem comum que fez parte da história do século XX como funcionava a administração clássica de produção e a mecanização do trabalhador.
O documentário retrata ainda, as duas Guerras Mundiais, além da Guerra do Golfo. Este relato vem com imagens bastante chocantes, com partes do corpo humano mutiladas, bem como outros horrores da guerra. Apresenta também o Crash daBolsa em 1929. Em outro bloco, Masagão apresenta diferentes líderes como Hitler, Mao Tsé-Tung, Mussolini, Pol Pot. Franco, Salazar, Idi Amin, Ceausescu, Ferdinand Marcos, Pinochet, Reza Pahlevi. Nesta mesma perspectiva apresenta escritores, estudiosos e cientistas, apresentando a cada um com frases escritas por eles. A viagem para a Lua também é citada. Uma das cenas mais belas do documentário ficaa cargo da junção entre dança e futebol, quando Masagão apresenta Fred Astaire (1899-1987) e Mané Garrincha (1933-1983) se movimentando de forma ritmada, um jogando futebol e o outro dançando. O toque da música ao fundo parecia que estava sendo ouvida por ambos que seguiam o mesmo compasso, cada um fazendo a sua arte.
Outra parte do documentário é dedicada às mulheres, os feitos e suas...
tracking img