Constitucional

Páginas: 4 (788 palavras) Publicado: 14 de março de 2013
6 - Diferencie o constitucionalismo social expresso no ano de 1917 pela revolução mexicana e bolchevique.
A revolução mexicana veio trazer ao conhecimento do mundo pela primeira vez um textoconstitucional que alcançará vigência, a relação especifica entre direitos sociais e revolução inconclusa. Os constituintes mexicanos superam os moldes tradicionais da ciência do direito, incluindo em suaconstituição normas consideradas tradicionais como regulamentares, em matéria de direito do trabalho e organização econômica. Assim a revolução mexicana terá orgulho de mostrar ao mundo que é a primeiraem consignar em uma constituição os sagrados direitos dos trabalhadores.
A ideia central da constituição é a integração social, tem como alvo principal estender a mão aos de baixo para buscar maiorequilíbrio entre capital e trabalho. Entretanto no projeto de constituição que envia a Assembleia, a questão social não foi incluída. São os jacobinos que pressionam para que estas sejam inclusas,obtendo após várias negociações que os artigos finalmente fossem inclusos por unanimidade. Este se concentra em 3 principais artigos, o 5º, 27º e 123º, sendo o primeiro falando das garantias individuais,o segundo da estrutura agrária do país e o terceiro mais importante, onde condensa os direitos relativos ao trabalho e sua proteção (salário mínimo, jornada de 8 horas, direito a greve, deassociação, participação no lucro das empresas, indenização nos casos de dispensa.)
A revolução bolchevique de 1917, inclui em sua constituição, não tanto um catálogo de direitos, a explicitação de princípios deorganização política e econômica: direitos sociais e organização econômica. A declaração atribui aos sovietes à tarefa essencial a abolição de toda exploração do homem pelo homem, a eliminação dedivisão de classes sociais, o esmagamento da resistência dos exploradores, organização socialista. Tudo isso ligado a medidas concretas como abolição da propriedade privada, nacionalização de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Constitucional
  • constitucional
  • Constitucional
  • Constitucional
  • Constitucional
  • Constitucional
  • Constitucional
  • Constitucional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!