Constante elastica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Constante Elástica
Introdução
O Bungee Jumping é um esporte radical: consiste em realizar basicamente um salto do alto de uma estrutura com os tornozelos presos em uma corda elástica (que é o item de segurança mais importante do equipamento). De acordo com Vanio Beatriz, instrutor de Bungee Jumping de Curitiba:
[...] as cordas possuem um tempo de vida ultil de aproximadamente 1.200 saltos,sendo substituídas logo em seguida. A corda é testada e aprovada para suportar até 4.000 kg; e possui, entrelaçada em seu interior, uma corda de nylon com capacidade de até 2.500 kg, que tem aproximadamente 1 metro a mais de comprimento do que a corda elástica esticada, tornando mais seguro o salto, pois, no caso de rompimento da corda elástica, existe ainda a de nylon. Equipe Master Jump. Disponívelem: . Acesso em 2 de jul. 2009
Steve Fettke, instrutor norte-americno e praticante do esporte, nos diz mais sobre as especificações da corda, que se comporta como material elástico que obedece à Lei de Hooke:
Há cinco cordas que podem ser agrupadas em conjunto de três, quatro ou cinco, e pessoas que pesam entre 45 e 115 kg podem pular com um desses conjuntos de cordas.
[...] As cordas do tipomilitar apresentam elongação da ordem de 110%. Alias, esse termo pode trazer alguma imprecisão. A elongação está relacionada à variação do comprimento da corda, e não ao seu comprimento final. Uma elongação de 110% em uma corda de 30 metros implica um alongamento de 33 metros e comprimento final de 63 metros na corda completamente estendida, ou seja, 2,1 vezes o seu comprimento inicial. Como ascordas militares tem elongações menores, são usadas cordas maiores, resultando em maior queda livre inicial.
[...]
A maioria das cordas elásticas de Bungee Jump é confeccionada em borracha natural, cujas constantes físicas são bem conhecidas. As cordas mais comuns esticam até 2 a 4 vezes seu comprimento original, e propiciam ao esportista aceleração de fretamento cujas intensidades vão de 2,5 a3,5 vezes a aceleração gravitacional terrestre.
Objetivo
Através da Lei de Hooke (K= f.x, onde K indica a força necessária para produzir uma deformação unitária, F é a força utilizada em Newtons e X é o seu alongamento em metros), calcularemos a força elástica (k) de elásticos em três situações diferentes: Em paralelo, em série, e sozinho. Com isso, descobriremos em qual das três associaçõesobtemos um dispositivo mais rígido, isto é, de constante elástica maior e em qual das três associações produzimos uma força menos intensa.




Introdução Teórica
Você já utilizou um elástico para prender objetos como, por exemplo, lápis de cor?
Reparou que, quanto mais lápis queremos juntar, mais temos de esticar o elástico, exercendo uma força de intensidade maior?
Molas e Elásticos sãoestruturas que te a propriedade de deformar-se sob esforços de tração ou compressão, mas exercem forças de reação no sentido de recuperar as dimensões originais.
Por esse motivo, forças exercidas por molas e elásticos são também chamadas de forças de restituição.
Uma mola sujeita a uma força □(→┬F ) de deformação longitudinal, ao longo de seu comprimento, passa a exercer uma força elástica Fel,paralela e de sentido oposto ao da força□(→┬F ).

A força que uma mola troca com objetos em contato com ela é diretamente proporcional à sua deformação. Isso acontece sempre que a deformação não ultrapassa o limite elástico do material. Por esse motivo, uma deformação é denominada com elástica quando, cessada a ação da força deformadora, a mola retoma o comprimento inicial, sem que reste nenhumadeformação residual.

Como K=F/X a unidade K indica a força necessária para produzir uma deformação unitária: essa grandeza tem o nome de Constante Elástica, que é uma característica do material com que é feita a mola.
No Sistema Internacional, a constante elástica é medida em N/m; uma mola que apresenta constante elástica de 1 N/m exerce força de 1 newton a cada metro de deformação. A...
tracking img