CONSTANTE DE IONIZAÇÃO DO ÁCIDO ACÉTICO E ÁCIDO CLORÍDRICO

1302 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO
Os ácidos são muito comuns no dia a dia: o vinagre contém ácido acético, o ácido muriático usado para limpezas de pisos e azulejos contém o ácido clorídrico. As teorias procuram explicar o comportamento dessas substâncias baseando-se em algum princípio geral. Cronologicamente, a primeira foi apresentada em 1887, pelo químico sueco Svante Arrhenius, como parte de sua teoria da dissociação eletrolítica. Segundo ele, ácidos seriam substâncias cujas soluções aquosas contivessem excesso de íons H+ (em relação a HO-) , e bases seriam substâncias cujas soluções aquosas contivessem excesso de HO- (em relação a H+).
Considerando então a ionização do ácido acético e ácido clorídrico, ou seja, a produção de íons em solução, tem-se as equações de equilíbrio:

De acordo com a lei da ação das massas em que a dissociação iônica é uma reação reversível, a condição de equilíbrio é determinada pela expressão abaixo, que é a expressão da constante de ionização (Ka):

O grau de ionização se define como a relação entre o número de moléculas ionizadas e o número total de moléculas dissolvidas. É com base nesse grau que podemos classificar um ácido como forte ou fraco conforme tabela abaixo:
Tabela 01: Grau de ionização dos ácidos

Objetivo
Determinar a constante de ionização do ácido acético e ácido clorídrico.

materias e reagentes
Béquer
pHmêtro
Papel absorvente
Solução tampão pH 4
Solução tampão pH 7
Água destilada
Ácido clorídrico (0,1 mol/L)
Ácido acético (0,1 mol/L)

Parte experimental
Limpou-se o eletrodo utilizando-se água destilada e papel absorvente, calibrou-se o pHmêtro utilizando as soluções tampão de pH 4 e pH 7.
Colocou-se aproximadamente 30 mL da solução de ácido acético (0,1 mol/L) em um béquer e mediu-se o potencial de hidrogênio (pH) através do pHmêtro. Fez-se o mesmo procedimento com o ácido clorídrico (0,1 mol/L).
Resultados
Após medir o pH do ácido acético, foi obtido o valor de 3,04. Tem-se então a equação de equilíbrio

Relacionados

  • IAVE F Sica E Qu Mica A 10
    115613 palavras | 463 páginas