consorcio modular

Páginas: 8 (1864 palavras) Publicado: 5 de março de 2014
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FREI NIVALDO LIEBEL – ASSEFRENI
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS – FACISA
CELER FACULDADES
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
















TRABALHO CONSÓRCIO MODULAR






















Xaxim (SC), Abril/2013.







Associação Educacional Frei Nivaldo Liebel – ASSEFRENI
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA
CelerFaculdades
Curso de Administração
Período: 2013/01
Disciplina: Administração da Produção de Bens
Professor:













TRABALHO CONSÓRCIO MODULAR























Xaxim (SC), Abril/2013.

Introdução

A competitividade cada vez mais acirrada e globalizada tem forçado as empresas a desenvolver produtos com maior qualidade em um menor tempo.Para isto, elas passaram a utilizar tecnologia de ponta e novos planos administrativos no desenvolvimento de seus produtos, que envolve desde a concepção do produto até sua efetiva produção.
No mercado automotivo não foi diferente, a busca por melhorias nos indicadores produtivos, levou empresas como a Volkswagen Caminhões e Ônibus a delinear um plano organizacional com base na relação defornecimento de matéria-prima a seus arranjos industriais, também denominado Consórcio Modular.
Este modelo mostrou através dos resultados obtidos uma forma muito interessante de consolidar a produção de determinado produto, com empresa e fornecedores trabalhando juntos em uma mesma área. Foi possível assim, reduzir os estoques, os custos e o tempo de produção, aumentar a eficiência e produtividade daempresa.







O que é Consórcio Modular?

Consórcio Modular é uma forma extrema de condomínio industrial em que os fornecedores de subconjuntos se localizam no terreno da montadora. O consorcio modular foi criado com o objetivo de transmitir aos fornecedores a responsabilidade pela montagem na linha de produção de todos os componentes dos produtos, conseguindo assim uma redução noscustos e estoques. Não há funcionários da montadora na linha de montagem e os investimentos neste setor são compartilhados entre montadora e fornecedores (modulistas). Neste caso, modulistas e montadora convivem numa mesma planta.

Sistemas Modulares

Em modelos modulares a questão fundamental é a coordenação entre empresas compradoras e fornecedoras, pois em seu conceito os parceiros trabalhamdentro da planta da montadora, nos seus respectivos módulos. É de responsabilidade do parceiro a montagem do módulo e a conexão deste módulo na linha de montagem final. Cada parceiro deve prover recursos materiais, peças e subconjuntos necessários na montagem, e os recursos humanos que atendam às necessidades e aos objetivos de qualidade estabelecidos pela montadora.
A montadora é responsável peloplanejamento do produto, marketing, vendas e pós-vendas, desenvolvimento do produto e pela liberação final do produto e aprovação do planejamento de sistemas de qualidade de cada módulo e da fábrica como um todo.
Como principais vantagens, o consórcio modular permite a redução nos custos de produção e investimentos. Diminui ainda os estoques e o tempo de produção, aumentando a eficiência eprodutividade, além de tornar mais flexível a montagem.
A integração dos parceiros no processo produtivo permite o entendimento das implicações de seus serviços no produto final, contribuindo com soluções para a melhoria da produtividade, redução de custos e aumento da qualidade.
O modelo modular então vai adiante da mera terceirização, delegando aos fornecedores a responsabilidade pela engenharia eprodução de sub-montagens internas. Fornecedores projetam um módulo, fazendo algumas de suas centenas de peça e terceirizando outras. Eles estabelecem operações próximas ou mesmo dentro da operação da montadora e entregam módulos de forma correta para montagem do produto final, onde funcionários da empresa montadora ou do próprio fornecedor de módulos “parafusam-nos” formando o produto final....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • consorcio modular
  • Consórcio modular
  • Consorcio Modular
  • Consorcio Modular
  • Consórcio modular
  • Consorcio modular
  • Consórcio modular
  • Consorcio modular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!