CONSORCIO DE EXPORTACAO - CASE WINES OF BRAZIL

3025 palavras 13 páginas
1 CONSÓRCIO: Estudo de caso => Wines from Brazil

Um grande exemplo de como a cooperação entre empresas pode gerar benefício a todos é o consórcio de exportação “Wines from Brazil”. Com o lema “Uma andorinha só não faz verão” eles afirmam que através do consórcio há um esforço conjunto de internacionalização dos produtos respeitando o mantendo a imagem do país de origem, Brasil; a redução dos custos, pois as despesas são compartilhadas; além de uma maior abrangência, promoção e oferta dos vinhos nacionais no exterior.
Através de uma estratégica de marketing colaborativo, a “Wines from Brazil” já se colocou de forma sólida na construção da marca brasileira no exterior, mesmo num mercado com produtores tradicionais de vinhos finos como França, Itália e Alemanha, além de produtores já bem estabelecidos como Califórnia (EUA), Chile e Argentina.
Conhecida como Vale dos Vinhedos, a Serra Gaúcha, tem como produtores em grande maioria descendentes de imigrantes Italianos, que encontraram nessa região condições necessárias para o cultivo da uva. Na década de 1940 foram feitas as primeiras exportações e entre 1985 e 1995 a Aurora ganhou notoriedade adotando a exportação como parte de sua estratégia e se consolidando como maior exportadora brasileira de vinhos finos brancos. Em 1996, no entanto, passou por dificuldades sérias devido, tanto a gestão interna, quanto a problemas externos decorrentes da mudança da preferência pelos consumidores do vinho branco pelo vinho tinto e também pela abertura do mercado brasileiro dos vinhos importados, especialmente vindos do Mercosul.
A formação da “Wines from Brazil” teve início em 2002 a partir de uma palestra promovida pela FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) que sendo conhecida pelo incentivo a consórcios de exportação, provocou interesse nos participantes de algumas das vinícolas presentes, como a Aurora, Bacardi Martini do Brasil, Casa Valduga, Lovara, Miolo e Salton). Essas empresas, bem

Relacionados