Consolidação da marca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO DE MARKETING E CONSOLIDAÇÃO DE UMA MARCA

O que é um plano de marketing?
Um plano de marketing identifica as oportunidades que podem gerar bons resultados para a organização, mostrando como penetrar com sucesso para obter as posições desejadas nos mercados. O plano de marketing, ainda, estabelece objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o planoestratégico geral da empresa. Um plano de marketing é, também, um documento que formula um plano para comercializar produtos e/ou serviços. É responsável por disciplinar o planejador a colocar suas idéias, fatos e conclusões de uma maneira lógica que pode ser seguidos por outros. Ele é à base do plano estratégico, pois determina, através de estudos de mercado, até mesmo o que, como e quando seráproduzido um bem, serviço ou idéia para a posterior venda a indivíduos ou grupos.
O Plano de Marketing deve ser entendido como um complemento ao Plano de negócios e como um instrumento indispensável ao desenvolvimento da empresa. Em síntese o planejamento de marketing divide-se em duas etapas: a Análise de Mercado e a Planificação de Marketing. A primeira tem como principal objetivo sistematizar toda ainformação necessária para o desenvolvimento dos objetivos. Para se obter uma estratégia correta é necessário ter um correto conhecimento da realidade da empresa, dos seus produtos, dos seus mercados, da sua concorrência e das tendências de evolução. Dentro desta etapa encontram-se duas fases: o Desenvolvimento dos Objetivos e a Identificação das Oportunidades. Na primeira fase é definidoclaramente as linhas de produtos, os segmentos de mercado a atingir e as estratégias da concorrência. o conjugar destes fatores cria as condições para identificar as ameaças e as oportunidades, potenciais ou reais, que vão determinar toda a planificação de marketing. Dentro da Panificação de marketing (2ª etapa) encontram-se também duas fases: A Formulação Estratégica de Marketing e o Desenvolvimento doPlano. Na primeira fase constrói-se a estratégia propriamente dita, aproveitando as oportunidades e minimizando as ameaças. Só depois se passa ao terreno operacional, definindo-se o próprio Plano de Marketing.

Vantagens e benefícios de um plano de marketing:
A certeza de que o marketing é a ferramenta gerencial que mais influencia a evolução do homem e da sociedade já não é mais novidade. Abusca incessante pela satisfação de necessidades e desejos, mesmo os mais utópicos, tem levado o homem ao progresso, em termos sociais e tecnológicos, e a resposta para a solução de determinadas necessidades. É o que todos os administradores de marketing consideram genialidade (SCHEIDT, 2000, p.81). Os planos de marketing oferecem vários benefícios. Um plano de marketing bem feito ajuda os membrosdo departamento de marketing a reconhecer onde seus esforços devem estar concentrados e a observar e tirar o melhor proveito das oportunidades no mercado. Também proporciona um meio de medir o desempenho do departamento de marketing pela comparação dos resultados com os objetivos.

Tipos de plano de marketing:
Existem tipos de planos de marketing específicos para cada caso. Os mais comuns são:Plano básico – destinado a mercados delimitados, ou até mesmo a um único produto. Não inclui a informação sobre orçamento e o demonstrativo de resultados.
Plano completo – seria apropriado para o plano global de marketing da empresa e outros planos de marketing mais importantes.
Plano histórico – é uma avaliação da posição atual. Pode ser usado como a primeira etapa de um plano global ou serutilizado para uma série de produtos diferentes a fim de se decidir qual dele tem o maior potencial. Geralmente engloba somente até o diagnóstico.
Plano para novos produtos – não existem dados históricos de venda, mas sim do produto que ele vai substituir ou de concorrentes. Caso seja um produto completamente novo, retém-se apenas na análise de mercado e concorrência. O orçamento é muito...
tracking img