CONSIENCIA EMPRESARIAL FRENTE À RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

2176 palavras 9 páginas
CONSIENCIA EMPRESARIAL FRENTE À RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
CONSIENCIA EMPRESARIAL FRENTE À RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
O trabalho vem destacando e abordando temas relacionados ao meio ambiente e o modo como a sociedade e as empresas estão se comportando frente às questões sociais e ambientais enfrentadas na atualidade.
Responsabilidade socioambiental é a responsabilidade e as obrigações legais e econômicas que as empresas tem com a sociedade e o meio ambiente.
Apesar de ser um termo utilizado há algumas décadas a responsabilidade socioambiental (RSA) passou a ser reconhecida somente em 1990 depois da Conferência Mundial de Indústria sobre gerenciamente ambiental.
A RSA é um conceito correspondente a um compromisso onde as empresas e companhias expressa a conscientização da sociedade com questões sociais e ambientais, principalmente nos mercados mais maduros.
O reflorestamento, a coleta de lixo e a reciclagem são alguns entre vários outros exemplos e programas que incentivam a RSA.
A falta de conhecimento que causa a irresponsabilidade socioambiental causa vários problemas ambientais que dependendo da gravidade podem ser irreversíveis como:
Queimada que é a pratica geralmente destinada a limpeza do terreno para formação de postos e cultivo de plantações, como uso de feijão de forma controlada. Trata-se de alternativa rápida e de baixo custo quando comparada as outras técnicas que podem ser utilizadas para o mesmo fim.
Normalmente as queimadas são utilizadas pelo IBAMA. E ao receber a autorização o proprietário também recebe dicas de como executar o trabalho. Porém nem sempre as normas são obedecidas o que provoca incêndios florestais prejudicando assim não só ao ar, mas também o solo deixando fraco e com muitas dificuldades de se regenerar.
Outro grande problema em nossas florestas é o desmatamento que objetiva a suspensão total da vegetação nativa de determinada área para o uso alternado (Nativa é toda vegetação original renascente ou

Relacionados

  • Socio-ambiental
    1874 palavras | 8 páginas
  • Rx lixo
    2581 palavras | 11 páginas
  • Logistica
    6266 palavras | 26 páginas