Consiencia ecologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE UNILASALLE







PROJETO DE PESQUISA

MENSURAÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA DOS COLABORADORES DA DT TRANSPORTE
Paolla Andrezza Batista Vanderley






Prof. Orientador: Dr. Hermes Corrêa












MANAUS/2008
PAOLLA ANDREZZA BATISTA VANDERL




PROJETO DE PESQUISAMensuração daNível da consciência ecológica dos colaboradores da dDT tTransportes ltdapara a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental.


Paolla Andrezza Batista Vanderley



Linha de Pesquisa: Meio Ambiente e Responsabilidade Social




Projeto de Pesquisa apresentado como pré-requisito de avaliação para compor a nota G1 de Estágio III, à FaculdadeUnilasalle, Curso de Administração de Empresas.


Prof. Orientador: Dr. Hermes Corrêa










MANAUS/2008
MENSURAÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA DOS COLABORADORES DA DANTAS TRANSPORTES LTDA.

Paolla Andrezza Batista Vanderley
Michely Souza Costa

Resumo

Em função do novo comportamento da sociedade atual, mais adequada e responsávelno sentido de minimizar efeitos maléficos ao meio-ambiente, tem-se exigido das organizações um novo posicionamento em sua interação com o meio-ambiente. Assim, as empresas começaram a mostrar soluções para alcançar o desenvolvimento sustentável e ao mesmo tempo ter maior lucratividade, gerando vantagem competitiva. Este artigo propõe-se a mensurar o nível de consciência ecológica dos funcionáriosde uma empresa de transportes para verificação e aprovação de possível implantação de uma gestão ambiental. Ao longo do trabalho abordam-se temas que se referem à degradação ambiental, consumidores verdes, consciência ecológica e gestão ambiental.

Palavras-Chave: Ecologia, Sustentabilidade, Meio-Ambiente.


S: Ecology, sustainable, environment


Introdução


O progressivodesenvolvimento da indústria e da tecnologia de um mundo totalmente voltado para o consumo tem acelerado a degradação ambiental. “O avanço tecnológico moderno e o desenvolvimento acelerado dos países ricos, através de megaempreendimentos industriais, provocou grande crescimento econômico, mas muitas vezes a custos ambientais enormes” (Braun, 2001).
Tais fatores influenciaram nos primeirosmovimentos ecológicos surgidos em meados da década de 60. Porém, apenas na década de 90 esses movimentos obtiveram maior enfoque na conscientização ambiental.
Desde então, a sociedade passou a se preocupar com questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, a responsabilidade social e ao consumo consciente. Tais questões, segundo Ottman (1994), atingem diretamente a escolha doconsumidor, o fazendo preferir mercadorias produzidas de forma ecologicamente correta. Todavia, de acordo com Dinato e Madruga (1997), os consumidores brasileiros não estão prontos para identificar e valorizar os possíveis benefícios ambientais.
Os recursos naturais estão cada vez mais escassos tornando necessária uma sociedade apta a utilizar tais recursos de forma sábia e eqüitativa. Oconsumo consciente define-se como a preocupação de não adquirir bens que possam causar prejuízo ao meio-ambiente ou aos seres humanos.
Mesmo com as questões ambientais sendo globalmente difundidas, os comportamentos individuais ainda estão muito aquém do necessário, tornando a consciência ecológica da sociedade fundamental para que possam cobrar e gerar responsabilidade ambiental dasempresas na qual trabalham ou adquirem serviços ou produtos.
Procurando identificar comportamentos diante dos problemas ambientais a pesquisa proporcionou um conhecimento a respeito do grau de consciência ecológica do colaborador como profissional e como consumidor da DT Transportes, pois, de acordo com Andrade (2002), “os recursos humanos, juntamente com o aspecto sistêmico/processos e...
tracking img