consiemasia

792 palavras 4 páginas
O leite é um líquido esbranquiçado produzido pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos. Os tipos de leite variam de acordo com a espécie de mamífero. O leite de uma cabra se difere do leite de vaca, e ambos se diferem do leite de uma mulher. Essa diferença se dá principalmente por sua composição. Por exemplo, o leite de uma mulher é ralo e com alto de teor de lactose, enquanto o leite de vaca tem menos açúcar e muita proteína.

O consumo de leite materno por bebês traz muitos benefícios à criança, que cresce mais saudável e livre de doenças e infecções. Já o consumo de leite por adultos também é muito importante, pois o leite possui nutrientes e grande quantidade de proteínas de alta qualidade que participam da formação de tecidos e auxiliam na preservação da pele, cabelos, unhas e outras partes do corpo.

O leite de vaca é o mais consumido, e a sua composição é água, lactose, gordura, proteínas (sendo a caseína a principal proteína), sais minerais (como cálcio e fósforo) e vitaminas (hidrossolúveis e lipossolúveis).

O leite é classificado emtipo A, B e C, de acordo com a quantidade de microrganismos no leite. Para cada tipo de leite, a legislação federal estabelece um padrão de higiene na ordenha, transporte, armazenamento e pasteurização.

A pasteurização é o processo em que o leite é submetido a altas temperaturas (720C a 750C), por um tempo de 15 a 20 segundos, e logo em seguida é resfriado. Com essa variação de temperatura é possível destruir microrganismos patogênicos.

Leite tipo A

O leite tipo A é ordenhado mecanicamente, pasteurizado e embalado na própria fazenda. O leite tipo A e o tipo B quase não apresentam diferenças, sendo que o leite tipo A contém mais gordura e menos proteína do que o leite tipo B.

Leite tipo B

No leite tipo B a ordenha também é mecânica, as vacas ficam em estábulos, e o armazenamento e o transporte devem ter refrigeração. A pasteurização desse tipo de leite não ocorre na fazenda.

Leite tipo C

O

Relacionados