Considerando a configuração de modelo gerencial da administração pública brasileira, implantado por bresser pereira (ministro de administração do governo fhc), você avalia a ação do governo atual: mais orientada para o

Páginas: 4 (882 palavras) Publicado: 18 de abril de 2011
Avaliação Intermediária Segunda Semana (de 26/03 a 01/04)
Considerando a configuração de modelo gerencial da Administração Pública brasileira, implantado por Bresser Pereira (Ministro deAdministração do Governo FHC), você avalia a ação do Governo atual: mais orientada para o simples controle do próprio Estado ou voltada ao atendimento do cidadão?

Argumente a sua resposta considerando que aessência do modelo gerencial foi trazer algumas reformas estruturais ao País e teve como princípio uma administração pública descentralizada e eficiente, voltada para o atendimento do cidadão, consideradocomo um cliente.

No entanto, esse cliente-cidadão ainda se vê cotidianamente frente a inúmeros problemas públicos de todas as ordens. Enumere os principais problemas públicos enfrentados pelasociedade do seu município.

Sugerimos a leitura preliminar do seguinte texto indicado no SAIBA MAIS: Da administração pública burocrática à gerencial - Bresser Pereira, LC. In: Revista do ServiçoPúblico, 1996. http://www.bresserpereira.org.br/view.asp?cod=87

Resposta:

Ao estudar a disciplina Desenvolvimento e mudanças no Estado Brasileiro, foi possível elevar meu conhecimento a respeitodo processo de construção da estrutura do nosso país desde a Proclamação da República até os dias atuais. São vários caminhos percorridos, mudanças valiosas, evoluções e transformações estruturaisque ocorreram no processo de desenvolvimento do País, rumo à construção de uma estrutura capaz de sustentar o processo de inserção do Brasil no rol dos paises em desenvolvimento.
A evolução daadministração pública em nosso país passou por três modelos diferentes de administração: patrimonialista, burocrática e gerencial. Para melhor discorrer sobre a atividade proposta será apresentado um brevehistórico de cada um dos modelos acima citado.
Administração pública patrimonialista corresponde ao modelo das antigas monarquias, no qual imperava a falta de diferenciação entre o público...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governo e administração pública
  • RESUMO TEXTO “DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BUROCRÁTICA À GERENCIAL “Luiz Carlos Bresser Pereira
  • Modelo gerencial de administração pública
  • Administração pública e governo conceito e objetivos
  • Modelos Gerencial e Societal de Administração Pública
  • as formas de administração publica ( patrimonial burocratica e gerencial de bresser
  • O impacto do modelo gerencial na administração publica
  • A Implantação do Modelo Gerencial na Administração Pública Brasileira e a Resistência à Mudança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!