Conservação respiratória

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1488 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 19 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTIONÁRIO POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
TRABALHO EM EQUIPE (MÁXIMO 4 PESSOAS)




1) SOBRE O QUE TRATA A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS?

Trata sobre a gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, incluindo os perigosos e excluindo os radioativos, que são regulados por legislação específica. Também atribui as responsabilidades dos geradores de resíduos e do poderpúblico e aos instrumentos econômicos aplicáveis
 
2) QUEM DEVE ATENDER A ESTA NORMA?

De acordo com o primeiro caput do artigo 1 desta lei, estão sujeitas as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, responsáveis, direta ou indiretamente, pela geração de resíduos sólidos e as que desenvolvam ações relacionadas à gestão integrada ou ao gerenciamento de resíduos sólidos.
 
3) OQUE SE ENTENDE POR CICLO DE VIDA DE DETERMINADO PRODUTO?

Conjunto de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final do produto.

4) QUAL O OBJETIVO DE SE DAR UMA DESTINAÇÃO AMBIENTALMENTE ADEQUADA AOS RESÍDUOS GERADOS?

Promover a reutilização, reciclagem, compostagem, a recuperação e oaproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, de modo a minimizar os impactos ambientais.


5) QUAL A DIFERENÇA ENTRE DESTINAÇÃO E DISPOSIÇÃO AMBIENTALMENTE ADEQUADA?

A destinação objetiva promover a utilização ou reutilização do resíduo, fazendo uso dos meios admitidos pelos órgãos competentes, como reciclagem, compostagem eaproveitamento energético.
A disposição é definida pela distribuição ordenada de rejeitos em aterros, isto quando não há destinação aplicável ao resíduo, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos.

6) QUAIS AS ETAPAS QUE ENGLOBAM O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS?

Coleta, transporte,transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada e disposição final ambientalmente adequada.


7) O QUE É LOGISTICA REVERSA?

É o conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a possibilitar a coleta e a reintegração dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou ainda outra destinação final ambientalmenteadequada.


8) CONCEITUAR RESÍDUOS SÓLIDOS

São materiais, substâncias, objetos ou bens descartados durante os processos das atividades humanas em sociedade. E a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido.

9) QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS CONCEITOS DE REUTILIZAR E RECICLAR?

Reutilização é o processo pelo qual umproduto, material ou resíduo é utilizado para o mesmo fim ao qual foi concebido, sem que aja transformação biológica, física ou físico-química. A reciclagem também possibilita a reutilização desse disposto, entretanto fazendo uso destes mecanismos de transformação.

10) DESCREVER PELO MENOS 5 PRINCÍPIOS DA PNRS.

A prevenção e a precaução;
O desenvolvimento sustentável;
A cooperação entre asdiferentes esferas do poder público, o setor empresarial e demais segmentos da sociedade;
A responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos;
O reconhecimento do resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania;


11) DESCREVER PELO MENOS 5 OBJETIVOS DA PNRS.

Proteção da saúde pública e daqualidade ambiental;
Estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços;
Adoção, desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias limpas como forma de minimizar impactos ambientais;
Redução do volume e da periculosidade dos resíduos perigosos;
Incentivo à indústria da reciclagem, tendo em vista fomentar o uso de matérias-primas e insumos derivados de materiais...
tracking img