Conservação de germoplasma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSERVAÇÃO DE GERMOPLASMA
CONSERVAÇÃO DE GERMOPLASMA IN VITRO

Introdução:
Aumentou-se o interesse pela conservação de germoplasma em virtude da maciça destruição de habitats, tanto pela seleção natural como também pelos seres vivos e não vivos. A ameaça à diversidade das plantas está associada à expansão das atividades da agricultura e pecuária, à exploração predatória e à exigência demais terras para a moradia, indústria e estradas. Com isso, tornou-se importante a aplicação de técnicas de cultura de tecidos vegetais para a conservação de germoplasma, permitindo com que o material vegetal de uma determinada espécie esteja disponível para sua utilização futura.
Um dos métodos valiosos para a conservação de recursos genéticos vegetais que aqui trataremos é o das técnicas deconservação in vitro.
. A conservação e o manejo da biodiversidade, mesmo em áreas protegidas nos trópicos, constituem-se em desafios complexos que requerem conhecimento básico sobre a distribuição e abundância de espécies sua biologia reprodutiva e a estrutura genética de suas populações.

Desenvolvimento:
O germoplasma representa o conjunto de materiais hereditários de uma espécie. Os recursosgenéticos vegetais são reservatórios naturais de genes com potencial de uso para a produção sustentável de gêneros essencial a humanidade, tais como, alimentos, fibras e medicamentos. Entretanto essa biodiversidade está sendo destruída numa velocidade alarmante, devido ao crescimento desorganizado e a exploração sem controle dos ecossistemas e de seus recursos naturais.
A diversidade contida em umgermoplasma deve ser protegida de eventuais perdas para garantir sua utilização, e tem sido coletada nos centros de origem das culturas, isto é, nos locais onde se desenvolveram raças locais, para as quais houve migração da cultura.
A conservação in situ e ex situ do germoplasma de raças locais, cultivares domesticas, embriões e espécies silvestres agronômicas, foi proposto como medida depreservação desse processo de erosão genética. Seu principal objetivo e desenvolver técnicas para conservação em longo prazo do germoplasma de espécies vegetais com a máxima integridade genética e biológica possivel.
A conservação de sementes é a forma mais comum de conservação ex situ ,já que a semente é a unidade de propagação natural para maioria das espécies de plantas superiores.
As coleçõesde germoplasma tem sido mantida em instituições diversas que tem por responsabilidade 1- Garantir a sua diversidade genética 2- multiplicá-las, 3-distribuí-las aos usuarios, 4- promover a sua caracterização por diferentes metodologias.
Uma segunda forma de conservação é aquela que propõe manter as coleções por periodos longos, sem que se utilize delas para estudo, cessão, intercâmbio, etc. Omodo mais usual para se manter uma coleção por prazos mais longos é por criopreservação, que é definida como a conservação de material biológico em nitrogênio liquido a -196ºC, ou em sua fase de vapor á 150ºC. Essa técnica pode assegurar a conservação do material biológico por longos períodos de tempo, uma vez que essas temperaturas são ultra baixas, o metabolismo celular fica reduzido ao ponto quea deterioração biológica é paralisada. O desafio para os criobiologistas é a realização de um congelamento sem a formação de cristais de gelo no interior da célula, essa indevida formação de gelo no interior da célula causa a ruptura do sistema de membranas celulares, resultando na perda da semipermeabilidade e da compartimentacão celular, quando isso acontece as células entram em colapso emorrem. Essa perda mecânica sofrida pela célula é devida dois fenômenos: O comportamento peculiar da água, que se expande ao congelar-se, e a formação dos cristais de gelo.Evitar a formação desses cristais é uma tarefa muito difícil porque os tecidos vegetais utilizados nessa técnica (calos, embriões, sementes e suspensões celulares) apresentam um grande teor de água em suas células, portanto a água...
tracking img