Consertando o windows com o liux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
9 formas de usar o Linux para consertar o seu Windows [vídeo]
O que o sistema operacional livre pode fazer por aqueles que não são muito fãs dele.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/linux/20652-9-formas-de-usar-o-linux-para-consertar-o-seu-windows-video-.htm#ixzz1pCt7ALs0
As distribuições Linux vêm, aos poucos, ganhando seu espaço nos computadores domésticos. Embora ainda haja muitaspessoas que não gostam da ideia de colocar um sistema operacional livre em sua máquina, muitas vezes ter um Live CD com alguma distro pode significar a salvação para seus arquivos ou mesmo para o Windows.
Infelizmente, ninguém está livre de complicações no sistema operacional que utiliza. É muito comum encontrar pessoas que tiveram problemas com o SO, que, por sua vez, fizeram com o que a máquinanão conseguisse mais iniciar. Embora o Windows tenha a opção para recuperar a instalação, nem sempre ela funciona como deveria, deixando você na mão e desesperado com a possibilidade de perder seus arquivos. É aí que o Linux pode fazer a diferença na sua vida.

A grande maioria das distribuições Linux (se não todas) pode ser executada diretamente do CD. Dessa forma, é possível utilizar o Ubuntu,por exemplo, para recuperar arquivos na sua partição Windows, resolver algum conflito de hardware ou mesmo alterar a senha-padrão do sistema.
Ficou curioso para saber como tudo isso é possível? Então confira abaixo a lista de soluções que o Linux pode oferecer para você e também o passo a passo para resolver essas complicações.
Você vai precisar de...
Para a realização deste tutorial, adistribuição Linux escolhida foi a Ubuntu. Além de ser relativamente leve, a distro é uma das mais intuitivas e fáceis de instalar. Para executar os procedimentos descritos abaixo, é preciso baixar a imagem ISO do sistema operacional e gravá-la em uma mídia — para que o boot da máquina seja feito por meio do CD.

Mãos à obra
Clonar o HD
Suponha que você comprou um novo HD para o seu computador. Comovocê faria para transferir todos os arquivos e aplicativos instalados na máquina para o dispositivo recém-adquirido? Uma forma bem simples de fazer isso é clonando o disco rígido, passando o sistema operacional inteiro para a nova peça. Dessa forma, não é preciso se preocupar em instalar novamente o Windows e configurar todos os aplicativos.
A ideia é bem simples, e o processo não é tãocomplicado quanto parece. Depois de fazer o boot do computador pelo Live CD do Ubuntu, abra o Terminal e digite o seguinte comando:
                               $ sudo fdisk –l
Isso fará com que a lista de partições e discos detectados pelo sistema operacional seja exibida. Normalmente, os itens da família sda fazem parte do disco rígido principal, enquanto os demais (sdb, sdc e assim por diante) sãoHDs externos, pendrives, discos secundários ou outros dispositivos de armazenamento.

Agora, você precisa identificar a partição que será copiada e em qual dispositivo ela deverá ser colocada. Como exemplo, faça de conta que os dados do /dev/sda serão clonados para o /dev/sdc. Para que isso aconteça, é preciso utilizar o comando abaixo.
                               $ sudo dd if=/dev/sdaof=/dev/sdc
Se você executar novamente o comando “fdisk”, verá que os dois discos (sda e sdc) contam com o mesmo espaço ocupado. A cópia dos arquivos pode ser feita mesmo para dispositivos não formatados, pois o processo de clonagem se encarrega da tarefa de limpar o local para o qual as informações serão enviadas.
Recuperar partições
Apagar partições por engano é algo que acontece com certaassiduidade a pessoas que trabalham frequentemente formatando e arrumando computadores. Caso isso aconteça, não precisa ficar muito desesperado. Em alguns casos, é possível recuperar não só as partições, como também todos os dados que elas continham antes de serem varridas do disco.
Para isso, você precisa instalar a ferramenta testdisk, que pode ser encontrada da Central de Programas do Ubuntu....
tracking img