Consequencias da globalização no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conseqüências da Globalização no Brasil



Záira Chamorro Telles
Enzo Fiorelli Vasques



Resumo

Este artigo tem como objetivo, a partir, do contexto histórico da globalização em âmbito mundial, expor as conseqüências da Globalização no Brasil através do seu crescimento acelerado dos últimos anos.
Analisar os aspectos negativos e positivos que surgiram junto com a Globalização,gerando uma reflexão sobre as conseqüências e causas desses problemas no Brasil, além de apresentar possíveis soluções para esses problemas que serão apresentados.
Procurar esclarecer as conseqüências da globalização na economia e na vida do brasileiro, e seus efeitos diretos na forma de vida, no emprego, e na educação no Brasil, a partir da apresentação dos problemas políticos, econômicos esociais.
Palavras chave: Globalização. Desigualdade Social. Planejamento. Educação.


1. Introdução

A globalização se tornou um fenômeno que supera fronteiras, culturas e nacionalidades, o limite empresarial não é mais dado por fronteiras geográficas, mais pelo preço da mão-de-obra e da produção, hoje em dia um requisito para se estabelecer uma multinacional em algum lugar, é ter em uma mesmalocalidade: a mão de obra barata e especializada, matéria prima, e facilidade para atingir o mercado consumidor.

Toda essa intensificação das relações entre os países, foi possível através da expansão rápida e exagerada das tecnologias, no setor de informática, telefonia, tecnologias, transportes, que cada vez ficam mais obsoletos e são substituídos por novos, proporcionando uma integraçãomundial que alia novas tecnologias e rapidez.

O ponto crítico em que se encontra a exclusão social no País foi causado pelo modelo capitalista, que sempre foi demonstrado pelos Estados Unidos e outros paises desenvolvidos como se fossem o estilo de vida certo a ser seguido, ocorrendo mais nas ultimas duas décadas.

Nesse contexto atual de Globalização em que vivemos, as famílias, empresas e ogoverno se tornaram agentes econômicos, nesse cenário, o papel do estado e da família é de suma importância, pois é a partir desses dois detentores de poder, que acabaram se tornando ferramentas sociais, que o processo de globalização em um país em desenvolvimento pode se tornar algo extraordinário, ou pode acabar gerando mais problemas. Para isso, o estado e as famílias, têm que interagir e reagiràs mudanças que irão ocorrer, de forma dinâmica, e se adequar corretamente às mudanças.

A partir desse tema, surge uma incógnita, quem lucra mais com o processo acelerado de globalização? O setor pobre da sociedade (o qual os políticos tanto falam que seriam ajudados pela modernidade, pela atualização do Brasil, pela privatização das estatais), ou o setor mais rico que sempre contou e contará comos aspectos positivos da globalização? A resposta é simples, como sempre o setor que mais lucrará é o que tem mais poder aquisitivo, para comprar tanto sua tranqüilidade, como todos seus desejos. E enquanto isso o setor pobre da sociedade continua cada vez mais na miséria, as desigualdades sociais só crescem e os aspectos negativos do cenário globalizado só aumentam e ficam mais aparentes.

Oprocesso de Globalização esta crescendo rápido demais e agora já não é mais possível detê-lo, apesar de tantas promessas sobre benefícios, ele tem seu lado negativo em vários aspectos, a começar pelo aspecto econômico, em que a demanda de produção é alta, mais a mão-de-obra humana já não é mais tão necessária, pois junto com o avanço da globalização veio a tecnologia, que tirou e tira o emprego demuitas pessoas e se as coisas continuarem assim e os governantes continuarem fechando os olhos aos problemas da população, esse aspecto negativo da globalização pode tomar proporções incontroláveis.

Outro aspecto negativo é o da educação, a pobreza e miséria que é cada vez maior nos países em desenvolvimento, a desigualdade e exclusão social alastrada, tudo o que acaba acarretando o aumento...
tracking img