Conselho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ler o texto ( Reinilson Câmara)

1- Analisando o texto lido , é importante sabermos que as emoções e sentimentos são fundamentais na vida psíquica do ser humano . Que o afeto prepara o individuopara as suas ações e estão presentes em todos os momentos vividos. Na literatura a palavra afeto é sinônimo de emoção e sentimento, mas a afetividade é utilizada com uma significação mais ampla, poisse refere às vivencias do individuo e as formas de suas ações, ela é uma mistura de todos os sentimentos, e aprender a cuidar adequadamente de todas as emoções é que vai proporcionar ao individuo umavida emocional plena e equilibrada.
Engelmam( 1978) faz uma revisão terminológica das palavras , emoção, sentimento, paixão, afeto em diversos idiomas esperando conseguir clarear e precisar aspeculariedades de significado de cada termo, que tinha caráter vago e inadequado de uso. Mas concluiu que existe uma variação conceitual muito grande, dependendo do idioma a ser usado.
Pino(2000)tem destacado que emoções , sentimentos , paixão , afeto se referem às experiências subjetivas que revelam a forma como cada sujeito é afetado pelos acontecimentos da vida. Já outros autores definemafetividade como sendo a dinâmica mais profunda e complexa de que o ser humano pode participar.
Podemos perceber que muitas vezes diante de situações que trás sentimento doloroso, medo, perda ,reagimos impulsivamente sem sabermos que precisamos de um cuidador, uma outra pessoa que nos imponha limites necessários e nos impeça de destruir a fonte do amor. E na educação esse cuidador é oeducador, que com sua sensibilidade, experiência, discernimento e maneira de comunicar-se influenciará no modo de agir e pensar de seus alunos, reconhecendo-o como individuo autônomo com experiênciaprópria da vida , respeitando suas preferências e desejos , ainda que sejam diferentes das do professor.
Contudo essa maneira de comunicar e de aproximar do aluno tem que ser moderada, nem amigável...
tracking img