Conseitos em sistemas de custeio e impostos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
conseitos em sistemas de custeio e impostos






















































conseitos em sistemas de custeio e impostos











Trabalho produção textual apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para obtenção de média bimestral no trabalhoindividual do Curso de Graduação em Ciências Contábeis.



















ROLIM DE MOURA

2010









Introdução






Praticamente todas as obras que versam sobre contabilidade de custos tratam do assunto “custeio por processos”, que pode ser melhor caracterizado e denominado como sistema de acumulação de custos por processo. Quando se estuda oassunto, em geral os autores são unânimes na definição dos procedimentos básicos que envolvem a quantificação das unidades de produção acabadas, conversão das unidades em processo em equivalentes unidades prontas, através da utilização de um percentual de acabamento, cálculo do custo unitário e valoração da produção e do estoque de produtos em fabricação. No âmago desses procedimentos consagrados pelosautores da contabilidade de custos destaca-se a necessidade da utilização do conceito de grau de acabamento, sem o qual não é possível calcular a quantidade de unidades equivalentes de produção.


O preço de venda de uma mercadoria é uma das variáveis estratégicas de extrema relevância. A sua determinação e gerenciamento exigem da administração a observação de um conjunto de variáveis.O administrador precisa conhecer a estrutura do mercado onde atua, identificar as fontes de valor percebidas pelo cliente, as formas de competição, sua posição relativa no mercado frente à concorrência, suas metas de crescimento, bem como, por outro lado, entender suas operações internas, seus custos e despesas, além dos fatores operacionais e financeiros.Sistema de acumulação de custos





o sistema de acumulação de custos corresponde ao ambiente basico no qual operam os sistemas e as modalidades de custeio. Ao escolher o sestema ou a modalidade de custeio a ser adotada, empresa deverá escolher o seu sistema de acumulação de custos orientando-se, pelo sestema produtivo da empresa.


Os sistemas basicos de produção são: o sistema deprodução por encomenda e o sistema de produção continua. O sistema de produção por encomenda tem sua produção alterada pelo cliente onde fica a criterio do cliente todas as formas possiveis do produto, já no sistema de produção continua a fabricação é em série produtos compretamentes padronizados não sendo alterado a sua forma original a gosto do cliente.


Com estes dois sistemas de produção,tem dois modos de sistemas de acumulação de custos que são, sistema de acumulação por ordem ou encomenda se o sistema produtivo da empresa for predominante descontinuo, produzindo bens ou serviços não padronizados e geralmente, sobre encomenda (sistema de produção por encomenda), ou o sistema de acumulação de processo que será adotada pela empresa que tiver a produção em série, bens ou serviçospadronizados (sistema de produção continua)



Estruturas do sistema de acumulação de custos por ordem de produção




Neste sistema de produção no qual cada elemento do custo é acumulado segundo ordens especificas de produção referente a um determinado produto ou lote de produtos. As ordens de produção são emitidas para o inicio da execução da atividade produtiva e todo trabalho para serrealizado terá que ter uma ordem de produção especifica.


O sistema de ordem de produção é o mais adequado para o custeio de produtos por encomenda.







Sistemas de acumulação de custos por processo




Este sistema de acumulação por processo é utilizado, invariavelmente, na contabilização dos custos de uma produção em massa. Neste sistema produtivo, todos os produtos são...
tracking img