Conseitos da economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POLITICA CAMBIAL EXPACIONISTA – Desvalorização do real.
POLITICA CAMBIAL CONTRACIONISTA – Valorização do real.
POLITICA COMERCIAL CONTRACIONISTA – Importações.
POLITICA COMERCIAL EXPACIONISTA – Exportação.
POLITICA FISCAL – Atuação do governo na arrecadação de impostos e seus gastos, neste caso o governo atua no sistema tributário. Manipulando os tributos, neutralizando tendências à depressãoe a inflação. Temos base, emprego, crescimento econômico e estabilidade de preços. Gastos no setor Público. (previdência, assistência e juros da divida interna)
POLITICA FISCAL EXPANCIONISTA – É tomada quando a medida econômica tem como objetivo gerar um aumento de despesas publica, assim tendo um aumento na demanda, aumento de oferta e ou redução de impostos. O BANCO CENTRAL por sua vez, reduza alíquota de juros tentando aquecer a economia interna.
POLITICA FISCAL EXPANCIVA – É usada quando a uma influencia de demanda agregada em relação à produção, aumento da produção excessivo formando estoques, levando empresas a reduzir o seu quadro de funcionários, aumento do desemprego. Quais medidas são tomadas?
Aumento dos gastos públicos, diminuição de carga tributaria, estimulandodespesas de consumo e investimentos; estímulos à exportação, elevando demanda externa dos produtos, tarifas e barreiras às importações, beneficiando a produção nacional.
POLITICA FISCAL CONTRACIONISTA – É tomada quando visa à redução de gastos governamentais públicos, assim restringindo a demanda e aumentando os impostos. O BANCO CENTRAL por sua vez aumenta a alíquota da taxa de juros tentando conteros gastos governamentais. (divida interna)
POLITICA FISCAL RESTRITA – É usada quando a demanda agregada supera a capacidade de produção econômica, onde os estoques desaparecem e os preços sobem. Quais medidas são tomadas?
Diminuição dos gastos públicos, elevações da carga tributaria sobre bens e consumo, elevação das importações reduzindo tarifas e barreiras.
POLITICA MONETARIA – É a atuaçãode autoridades monetárias sobre a quantidade da moeda em circulação, de crédito e de taxa de juros controlando a liquidez global do sistema econômico. (Os instrumentos são: emissão do papel moeda, compra e venda dos títulos da divida publica, empréstimo dos bancos centrais aos bancos comercias e controle da taxas de juros).
POLITICA MONETARIA EXPANSIVA – É o aumento da oferta da moeda reduzindo ataxa de juros básica e estimulando investimentos majoritários no setor privado assim a redução dos empréstimos compulsórios, reduzindo a taxa de redesconto e incentivando a compra de títulos públicos. É usada quando existe recessão visando aumentar demanda agregada gerando novos empregos. (O aquecimento possui o risco de gerar efeitos flacionários na economia)
POLITICA MONETARIA CONTRACIONISTA– É a redução na oferta da moeda assim a taxa de juros reduzindo os investimentos no setor privado, estimulando a venda de títulos públicos, aumentando a taxas dos compulsórios e a taxa do redesconto. É usada quando a economia está sofrendo inflação, visando reduzir a demanda agregada a redução dos preços e o desemprego.
FUNÇÕES DO BANCO CENTRAL – Se concentram na supervisão da política monetária ecambial do país e na fiscalização do sistema financeiro nacional.:
- Emissão do papel moeda acompanhando volume da economia do pais.
- Recebimento dos recolhimentos compulsórios dos bancos comercias, visando evitar o descontrole da moeda escritural assim a reserva obrigatória recolhida dos bancos comercias.
- Realização de operações de redesconto e empréstimos de assistência à liquidez àsinstituições financeiras, empréstimos e redescontos de títulos visando beneficiar setores específicos (ex. Agrícolas)
- Formulação, execução e acompanhamento da polít. cambial e de relações financeiras com o exterior.
- Organização, disciplinamento e fiscalização do sistema financeiro nacional, do sistema de pagamento brasileiro e do sistema nacional de habilitação e ordenamento do mercado...
tracking img