conseitos básicos de individuação

1096 palavras 5 páginas
Conceito básico de Individuação
Pode-se definir individuação como: É o caminho de uma busca consciente de um auto-conhecimento, com a finalidade básica de nos aceitarmos como realmente somos, ou seja, identificando no máximo nossas projeções.
Para entender-se melhor o caminho da individuação passando pela projeção e sua conseqüente retirada gradativa, precisa-se ver como a humanidade caminhou e como lidou e lida com as projeções para ganhar consciência, num processo que se acredita ser uma espiral ascendente, lenta, mas contínua.
Para se vivenciar as cinco etapas do desenvolvimento da consciência propostas por Jung, com sua conseqüente retirada das projeções, imagina-se uma metáfora que pode ser ilustrada na prática de uma maneira bem simples. Esta experiência prática consiste em selecionar duas pedras (uma maior que a outra), um lenço que possa cobri-las e um elástico ligando as duas pedras.
A experiência prática é feita da seguinte maneira: se amarra duas pedras com um elástico forte, coloca-se uma em cima da outra e cobre-se com um lenço opaco, aí está à primeira fase. Retirando-se o lenço e contemplando-se as pedras sobrepostas tem-se asegunda etapa. Começando a afastar uma pedra da outra, é a terceira etapa. Depois do elástico bem esticado vai-se mentalmente imaginar um ou mais símbolos transcendentes e então concluímos a quarta etapa. Pela ação dos símbolos, a tensão no elástico cede e voltamos a juntar as pedras, sem sobrepô-las, é a quinta etapa. Agora uma breve exposição das cinco etapas para uma melhor compreensão do problema.
1ª etapa: O antropólogo francês Lévy Bruhl chamou-a de 'Participation Mystique'[1]; é a etapa da identificação da consciência com o mundo, onde a consciência e o objeto são a mesma coisa; é a identificação do homem com o objeto, natureza, bens materiais, etc. Quando um primitivo ouve uma voz interna ele sempre atribui a Deus, ao Diabo, a uma árvore, um duende, um animal, etc. Pode parecer que a fusão com a natureza é uma

Relacionados