Conseito de logisticas e linhas ferreas no rs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E.M.E.P. Dr. ANTENOR GONÇALVES PEREIRA

GETECO TÉCNICO

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO











LOGISTICA E MODAIS















NOME:________________________________

TURMA: TÉC. EM ADM II

PROF.: JOÃO







BAGÉ/RS

2012

Conceito de logística

Logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento daarmazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos. É um ramo econômico bastante antigo, desde que a humanidade começou a trocar mercadorias venho a necessidade de estocar, armazenar e transportar. Desde inicio, no século III a.C., na Grécia, conceituavam-se que Logística é a arte de calcular (aritmética aplicada). Há milhares de anos, o conceito tem tudo haver com o principalpropósito da Logística, nos conceitos atuais (redução de custo sem perdas de eficiência no atendimento e qualidade do produto). No inicio do século XVII, na França, foi introduzida pela primeira vez no mundo, o conceito logístico na guerra, em função dos crescentes problemas operacionais, criando assim a patente de General de Lógis (do verbo francês lôger, que significa alojar).

Um dosprimeiros homens da história a utilizar bem as estratégias da Logística foi Alexandre o Grande, que com um exercito de 35.000 homens, chegava á abater os exércitos inimigos de até 60.000 homens, perdendo apenas 110 homens, usando as estratégias Logísticas. Esse trouxe inspirações para outros heróis da historia como Napoleão, Luiz XIV, entre outros, que fez da Logística uma estratégia de guerra.A logística é dividida em três grandes segmentos, o primeiro atende às necessidades da logística de suprimento (entrada) de insumos, matéria-prima, equipamentos, peças etc. Já o segundo segmento é responsável pela transformação do processo produtivo (produção) em produtos acabados ou serviços. Enquanto, que o terceiro segmento é responsável pela transferência ou distribuição física dosprodutos acabados ou serviços (saída) aos diversos tipos de clientes e consumidores. Ou seja a logística possui três etapas: suprimento, apoio à manufatura e distribuição. A tecnologia permite que o processo logístico ocorra de modo eficiente, ou seja, atender o objetivo com menos materiais possível, menores custos e com maior competitividade, e também permite entregar o produto no local desejadopelo consumidor, no prazo de entrega que está agregado ao produto. Logística pode ser determinada como o processo de planejar, programar e controlar o fluxo e a armazenagem de produtos e informações, desde o ponto de origem até o ponto de consumo.










TRANSPORTES

O papel fundamental do transporte na logística é agilizar o atendimento, é fundamental para que umaempresa de logística possa atingir a demanda no menor tempo possível. Além de representar a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações, tem papel fundamental no desempenho de diversas dimensões do Serviço ao Cliente. Do ponto de vista de custos, representa, em média, cerca de 60% das despesas logísticas, o que em alguns casos pode significar duas ou três vezes o lucro de umacompanhia
O transporte é o processo mais importante da Logística, onde de forma organizada, planejada e integrado a gestão de estoques e pedidos, a empresa alcança o principal objetivo: Produto certo, na hora certa, no lugar certo e ao menor custo de tempo e dinheiro possível.

Fatores como rotas pré-estabelecidas, prioridade de entrega, tipo de produto, cuidado com a carga, altaintegração entre controle de estoque, pedidos e entregas fazem o Transporte de mercadorias ser eficiente, rápido, sem perdas e sendo o fator chave para o produto alcançar confiança, qualidade e menor tempo entre o pedido e a entrega ao destino final.


DISTRIBUIÇÃO FISICA

O projeto de distribuição física é definido por fatores como localização geográfica do mercado consumidor,...
tracking img