Conseg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSELHOS DE SEGURANÇA COMUNITÁRIOS COMO JANELA DE OPORTUNIDADE.
Por definição, os Conselhos de Segurança Comunitários são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem paradiscutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, além de desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as váriaslideranças locais.


O Conseg é uma entidade que presta apoio tanto a Polícia Civil quanto a Policia Militar, no âmbito comunitário, e se vinculam, por adesão e voluntariado, às diretrizesemanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, regidas ainda por um regulamento, o qual foi instituído através de Resolução doSecretário da Segurança Pública.


Destarte, a grande maioria deles no Estado de São Paulo tem reuniões mensais, em locais, preferencialmente, diversos das unidades policiais, mas de usocomunitário, ou seja, abertas ao público em geral.


A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo faz-se representar, através dos Membros Natos, como sendo o Delegado de Polícia da unidadeterritorial pertencente da área de circunscrição do Conselho, do mesmo modo o Comandante da Companhia da Polícia Militar da área.


Criado pelo governador Franco Montoro, em 1985, a sua atividadealém de legitimada pelo próprio governo, através de decreto, representa a solução dos problemas de segurança pública, sendo o balcão de atendimento dos anseios de segurança da população.


De SãoPaulo, expandiu-se pelo país, tornando-se uma das iniciativas de segurança pública mais bem sucedida, sendo a instituição precursora do policiamento comunitário. Haja vista que fora criada em 1985,e na década de 90 é que começou a se falar em policiamento comunitário.


O modelo de política pública de segurança era inovador na sua época e muito se assemelha com a filosofia de polícia...
tracking img