Conscientização sobre a preservação das zonas costeiras

Páginas: 9 (2091 palavras) Publicado: 21 de abril de 2011
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ

Conscientização sobre a Preservação do Meio Ambiente nos Municípios de Zonas Costeiras

Silene Ap. dos Santos Amado
Aluna da 3ª etapa do curso de Administração
UNAERP- Universidade de Ribeirão Preto- Campus Guarujá
si.loirinha@hotmail.com

Jéssica Freitas Rodrigues
Aluna da 3ª etapa do curso de AdministraçãoUNAERP- Universidade de Ribeirão Preto- Campus Guarujá
jessikfreitas15@hotmail.com

Natália Martins Venâncio Cruz
Aluna da 3ª etapa do curso de Administração
UNAERP- Universidade de Ribeirão Preto- Campus Guarujá
natalia.m.v.cruz@gmail.com

Tamyris Ferreira Ramos
Aluna da 3ª etapa do curso de Administração
UNAERP- Universidade de Ribeirão Preto- Campus Guarujá
tamyris_10_07@hotmail.comEste simpósio tem apoio da Fundação Fernando Eduardo Lee

Resumo: Esta pesquisa foi realizada em cima do tema “Meio Ambiente - Vulnerabilidade Ambiental”.

Palavras – chave: Meio Ambiente; Vulnerabilidade Ambiental; Zonas Costeiras.

Seção 1 - Curso de Administração de Empresas - Meio Ambiente.

Apresentação: Oral.

1. Introdução

Nós falaremos sobre a importância dapreservação dos recursos naturais e, a partir de questões do dia a dia, veremos como o tema está presente em nossas vidas; percebemos que o Ambiente compõe tudo que está à nossa volta e também que nós somos parte dele. Muita gente acha que meio ambiente se resume a fauna (os animais), flora (as plantas), ar e água. Mas ele,inclui as pessoas e tudo que as cerca, até mesmo os locais onde elas moram, trabalham,passeiam...
O crescimento urbano desordenado, sem um devido planejamento, trará, num futuro próximo, problemas ambientais de difícil solução. Esse é um dos assuntos mais relevantes da atualidade, pois envolve algumas de nossas necessidades, como ar limpo, água potável. Além disso, conhecê-lo pode contribuir para a nossa qualificação profissional. Afinal,muitas empresas têm políticas e práticasligadas ao meio ambiente.

2. MEIO AMBIENTE

2.1 - Definição:

O termo “meio ambiente” é considerado pelo pensamento geral como sinônimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. Porém é necessário um ponto de vista mais profunda no termo, estabelecer a noção no ser humano de pertencimento ao meio ambiente, no qual possui vínculos naturais para a sua sobrevivência.
Pormeio da natureza, reencontramos nossas origens e identidade cultural e biológica, uma espécie de diversidade “biocultural”. Outra definição sobre o termo “meio ambiente” o coloca no significado de recursos, de gerador de matéria-prima e energia. Nesta segunda definição, a educação ambiental trabalha a noção de consumo responsável e solidária, na defesa do acesso às matérias-primas do meio ambientede forma comum para todos. Na terceira concepção da palavra, quando falamos em “meio ambiente” no seu curso de problemáticas e questões, surgem as pesquisas e as ações em prol das soluções sobre as perdas e destruições que desfavorecem o equilíbrio natural de um determinado meio.

2.2 – Biodiversidades e Ecossistemas:

Biodiversidade nada mais é do que a diversidade, ou a variedade, de formasde vida no planeta. Ou seja, biodiversidade é a diversidade de espécies, genes, variedades, ecossistemas, gêneros e famílias, enfim, a variedade da natureza viva. É ela que garante o equilíbrio dos ecossistemas e, por tabela, do mundo todo. Os danos causados à biodiversidade não afetam somente as espécies que habitam determinado local, mas, todas as outras e o próprio ambiente uma vez que afeta afina rede de relações entre as espécies e entre estas e o meio em que vivem.
O ecossistema é a unidade principal de estudo da ecologia e pode ser definido como um sistema composto pelos seres vivos (meio biótico) e o local onde eles vivem (meio abiótico, onde estão inseridos todos os componentes não vivos do ecossistema como os minerais, as pedras, o clima, a própria luz solar, e etc.) e todas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Zonas Costeiras
  • Zonas Costeiras
  • zonas costeiras
  • Zona costeira
  • Zona costeira
  • Zonas costeiras
  • Zonas Costeiras
  • Zonas de preservação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!