Conscientização dos colaboradores de uma usina quanto ao comportamento apresentado no uso dos equipamentos de proteção individual, nos setores de caldeiraria, caldeira e manutenção mecânica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSCIENTIZAÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA USINA QUANTO AO COMPORTAMENTO APRESENTADO NO USO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL, NOS SETORES DE CALDEIRARIA, CALDEIRA E MANUTENÇÃO MECÂNICA.

Luciano de Aquino

Maria Cicera do Santos

Maria José de Sá

Rosa Angélica P. Belo

Tharsys Omena Costa

RESUMO

Este trabalho proporcionou o estudo quanto à inquietação dos trabalhadores emrelação ao uso de Equipamentos de Proteção Individual, no ambiente de Trabalho. Essa inquietação surgiu quanto à realidade que contraria a lógica, tais resistências não deveria existir, pois o cumprimento da legislação trabalhista por parte do empregador, o uso de EPIs, nas medidas de segurança do trabalho pelos os colaboradores, visam à preservação da saúde e da integridade física, evitandoacidentes e doenças relacionadas ao trabalho, sendo benéficas tanto ao empregador como garantia e promoção da saúde e qualidade de vida. A preocupação com a segurança do trabalhador, além de constituir na obrigação legal, tornase vital a empresa que almeja ser socialmente responsável. O trabalho objetivou compreender o relacionamento do indivíduo com o uso de equipamento de proteção individual,visando à sensibilização dos mesmos quanto à segurança individual e coletiva. A coleta de dados se deu através de método de abordagem via entrevistas e questionários aplicados com os colaboradores. Através da análise das respostas, podemos verificar a deficiência que os trabalhadores têm em se conscientizar dos cuidados necessários para um bom comportamento seguro das atividades desenvolvidas noambiente de trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: Conscientização, Prevenção, Comportamento Seguro, EPIs.

ABSTRACT

This paper show the study related to workers behavioral anxiety regarding the use of Individual protection equipment, on their work environment. This problem had appeared against the reality which contradicts logic, such resistance should not exist, because compliance with laborlegislation by the employer, using EPI's on security measures by contributors work aimed to preserve the health and physical integrity, avoiding accidents and work-related diseases, being beneficial both to the employer as collateral and promoting health and quality of life. The concern about the safety of the worker as well as building on legal obligation becomes vital to thecompany that desires to be socially responsible. This paper aims to comprehend the relationship between the individual and the use of personal protective equipment, aiming to raise awareness in individual and collective security. Data collection took place by approach method through interviews and questionnaires applied among workers. Through the analysis of the obtained answers we saw thedifficulties that workers have to be aware of the necessary care for proper behavior related to insurance activities in the work environment.

KEYWORDS: awareness, prevention, Safe Behavior, EPIs.





















1 INTRODUÇÃO

Esta intervenção tem como proposta investigar o comportamento dos colaboradores de uma usina de cana de açúcar e álcool, em relação aouso do EPI (Equipamento de proteção individual, na área industrial e no ambiente de trabalho). O uso do EPI está relacionado à segurança do trabalhador e interfere de forma clara no comportamento dele. É através da aplicação de conhecimentos científicos que a equipe intervém, utilizando a Psicologia como campo de atuação. A segurança através da mudança comportamental vem se juntar aos esforçosde áreas do conhecimento humano para tratar das questões de prevenção e acidentes no trabalho. Esta intervenção psicológica proporcionará uma parceria com a CIPA, buscando envolver tanto o chão de fábrica, quanto à supervisão, nível gerencial e lideranças, para que todos se sintam responsáveis pela segurança, de tal forma que a atuação dos colaboradores possa ser pró-ativa, ao contrario de...
tracking img