Consciencia ingenua e consciencia critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Consciência é a capacidade do ser humano de conhecer e compreender o mundo em que vive, através de fatos sociais, políticos e culturais.

Objetivo
O objetivo doautor foi analisar a consciência ingênua e a consciência crítica como diferentes modos de exercer a capacidade de conhecer.

Argumento do autor
Para isso, caracteriza aconsciência ingênua como aquela que se satisfaz com as aparências e que crê no senso comum, sem questioná-lo, aceitando-o como verdadeiro conhecimento baseado apenas em ideiassuperficiais e imediatistas. Informa que este modo de consciência está presente em todas as classes sociais e em todas as épocas e que possui diversas variações como o dogmatismo,ceticismo, relativismo e irracionalismo.
Já a consciência crítica, é caracterizada pelo o autor como a capacidade de analisar os fatos, ou seja, de compreender o mundo sem sebasear somente com as aparências. Enfatiza que a realidade é complexa e que o conhecimento humano está sujeito às falhas e limitações e, por isso, a busca permanente de novasinformações é essencial para ampliar a compreensão do mundo em que vive.

Conclusão
O autor conclui que os modos de usar a consciência não são inatos, ou seja, são aprendidos deacordo com as influências do meio social, escolarização, opção pessoal, etc.

Referências Bibliográficas

ROJAS, E. O homem moderno: a luta contra o vazio. 3. Ed.São Paulo:Mandarim,2000.
POZZEBON, Paulo Moacir Godoy (org.). Pensar o humano hoje. Bragança: EDUSF, 2006.- págs.58 a 64.

Pesquisa em sites da Internet, acrescentado na apresentaçãodo trabalho em classe:
http://reocities.com/Athens/Agora/1417/ConscienciaCritica.html
http://blogquestionando.blogspot.com.br/2011/02/consciencia-ingenua-e-consciencia.html
tracking img