Consciência

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos da Consciência

1. A problemática da consciência
O que é a consciência? O que é estar consciente? O que é realmente o Si ou Self ou Identidade, e onde reside a sua sede no corpo? O que éa subjetividade que se exprime em cada homem e em cada animal? Existe um centro de consciência dentro de mim e dentro de vocês? O que significa realmente cogito ergo sum: tenho consciência, logoexisto? Qual é a natureza do observador que, em mim, percebe a existência como informações e significados? Quem sou “eu”? O que é isto que chamo “eu”? Onde está? Qual é a “substância” do pensamento? Comopodemos quantificá-la?
Estas e outras são questões sobre as quais a Filosofia se debruçou desde os primórdios, mas que adquiriram novo vigor na atual Filosofia da Mente. O problema da consciência é aúltima fronteira inclusive para a ciência. É uma problemática complexa e, como tal, envolve pelo menos três questões diferentes:
· A questão ontológica da natureza e da identidade da mente:
quecoisa é a mente? Como a mente se distingue da matéria? São duas entidades diferentes? Como se pode caracterizar os estados mentais (sentir, perceber, pensar, etc.)? Qual é a relação entre a mente e ocorpo?
· A questão metodológica:
como podemos investigar o mental? É lícito estudar o mental da mesma forma que o material? Pode efetivamente existir uma ciência do mental? Como é possível tratarobjetivamente algo que identificamos subjetivamente?
· A questão epistemológica:
o nosso conhecimento do mental é justificado? O nosso modo de conhecer o mental é confiável? É realmente possível abordara dimensão privada do mental segundo termos objetivos de uma ciência? É oportuno o apelo à introspecção para discutir sobre o mental?
Além disso, também se pode mencionar alguns temas internos, taiscomo: os estados mentais são todos iguais? Qual é a natureza dos “conceitos” e, especialmente, dos “conceitos mentais”? O mental pode ser submetido a leis? Quais e de que natureza podem ser as leis...
tracking img