A CONSCIÊNCIA MÍTICA

Analisando e estudando os povos primitivos, comecei a fazer uma idéia do quanto à crença em um mito poderia influenciar a vida de uma comunidade. E fazendo uma comparação como tempo presente, Percebi que mesmo com toda a tecnologia e explicações sociais para tudo o que ocorre, ainda temos mitos que influenciam o comportamento humano atual.
O mito na antiguidadeera a pedra fundamental de uma sociedade, e ele ditava as regras, determinavam comportamento, criava uma mentalidade coletiva "marginalizando" as atitudes individuais, por exemplo, os índios brasileirosque encontraram um coco, e ouvindo ruídos estranhos saindo do interior do mesmo, resolveram abri-lo apesar de terem sido orientados a não fazê-lo e assim deixaram escapar a escuridão de dentro dococo causando a partir daquele momento uma divisão entre o dia e noite.
Na atualidade, ainda possuímos padrões de comportamento coletivo que interferem sobremaneira na sociedade, mesmo em temposde ciência e tecnologia, como o mito, como a crença desmedida de que a beleza se mede pela quantidade de gramas emagrecidas.
Apesar do homem entender que possui grande conhecimento sobre osfatores que interferem na vida social, ainda possui muito do comportamento dos povos primitivos criando para si parâmetros mitológicos que tomam proporções, por vezes, consideráveis.
O mito tempor função tranquilizar o homem diante das circunstâncias inesperadas que ocorrem, ele necessita apegar-se ao sobrenatural para explicar fenômenos incompreensíveis ao seu conhecimento tecnológico, assimda pra perceber porque na antiguidade os homens reproduziam gestos, ações de seus ancestrais considerados divinos a fim de tentar com isso recriar as situações nas quais os deuses tiveram sucessocontra seus inimigos ou outros poderes malignos.
Quando a consciência mítica é "instalada", o homem passa a não mais agir individualmente, mas a valorizar o coletivo, isto é, a característica... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Consciência mítica. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Consci%C3%AAncia-M%C3%ADtica/161857.html

MLA

"Consciência mítica" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Consci%C3%AAncia-M%C3%ADtica/161857.html>.

MLA 7

"Consciência mítica." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Consci%C3%AAncia-M%C3%ADtica/161857.html>.

CHICAGO

"Consciência mítica." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Consci%C3%AAncia-M%C3%ADtica/161857.html.