cons

605 palavras 3 páginas
Contribuição das lajes lisas à estabilidade global da estrutura

Um dos problemas a ser resolvido no projeto de edifícios altos com lajes lisas protendidas é a definição da largura efetiva da laje a ser considerada no cálculo da rigidez lateral dos pórticos que contribuem para a estabilidade global da estrutura.
Uma prática comum é considerar como largura efetiva, para efeito de rigidez lateral, 1/3 da largura total do pórtico equivalente.
A ACI 318 recomenda que no cálculo dos efeitos de segunda ordem, considerar (não-linearidade física) 25% de inércia bruta para o cálculo da rigidez das lajes lisas e cogumelos.
Uma sugestão é adotar no momento do cálculo 1/3 da largura total (nos vãos e apoios internos), e adotar uma largura reduzida igual a (c1+c2) num comprimento de 1/6 do vão externo, onde c1 e c2 correspondem às dimensões do pilar externo.
Tipos de Pisos Protendidos

Lages Lisas (Flat plates)
Essas lajes são as mais vantajosas dos pontos de vista estético, funcional e construtivo, sendo recomendadas para vãos até 8,00 m.
NBR 6118: recomenda espessura mínima de 16 cm para lajes lisas
ACI 318: não faz exigência de espessura, mas estimula limites para as flechas das mesmas.
ACI 318-05: recomenda esbeltez L/h ≤ 42 para lajes de piso e L/h ≤ 48 para lajes de forro.
PTI Post-tensioning Institute: recomenda esbeltez 40 ≤ L/h ≤ 45 para lajes de piso e 45 ≤ L/h ≤ 48 para lajes de forro.
A punção é um fator determinante na escolha da espessura das lajes lisas. Como existe um limite para a tensão de punção, às vezes é necessário aumentar a espessura da laje para atender à tensão máxima recomendada.

Lajes lisas com capitéis (Flat slab with drop caps or drop panels)
ACI define drop panel como um engrossamento da laje que se estende com a finalidade de aumentar a resistência à flexão sobre o apoio, reduzir a flecha da laje e, também, melhorar a resistência da laje à punção. A espessura do engrossamento deve ser no min. 25% da espessura da laje.
NBR

Relacionados