Conquista árabe do egito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O domínio islâmico
Em 395 o Império Romano dividiu-se em duas partes, ficando o Egito inserido no Império Romano do Oriente, que mais tarde se chamaria Império Bizantino.

A conquista do Egitopelos árabes insere-se no movimento de expansão destas populações que se iniciou após a morte do profeta Muhammad (Maomé). Em 639, Amr ibn al As, lugar-tenente do califa Omar, liderou uma expediçãomilitar ao Egito da qual resultou a expulsão definitiva do poder bizantino por volta de 642.

Com a conquista do Egito pelos árabes, começou a era medieval, que durou até 1798. O período árabecaracterizou-se por lutas internas e constante troca de emires. A difusão do árabe e do islamismo transformou a invasão muçulmana na mais importante de todas as que o Egito sofreu. De sua história restou ocopta, designação apenas religiosa.

Ao longo dos séculos seguintes a população que habitava o Egito acabaria por se converter ao islão e por adotar como língua o árabe. Para a arabização do Egitocontribuiu a instalação no território de tribos oriundas da Península Arábica.

A princípio o Egito foi transformado em uma província do califado dos omíadas, de Damasco, que transferiram a capitalpara al-Fustat, construída nas imediações da fortaleza da Babilônia, erguida pelos romanos, no lugar hoje ocupado pela cidade velha do Cairo.

Os omíadas conservaram o sistema administrativo egípcioe seus funcionários, mas o governo era exercido por um emir, auxiliado por um amil, ou diretor de finanças.

O Egito tornou-se uma província do califado omíada até 750, ano em que este foiderrubado e substituído pelo califado abássida. O processo de islamização reacelerou com os abássidas, de Bagdá, cujo poder, no entanto, enfraqueceu ao longo do século IX, o que permitiu a ascensão dedinastias locais em vários partes do império.

A dinastia tulúnida e ikhshididEm 868 Fustat recebeu como governador do Egito Ahmad ibn Tulun, que inauguraria um período de autonomia egípcia ao califado...
tracking img