Connansampaio

1619 palavras 7 páginas
1 Evolução histórica
1.1 No mundo
Advinda do desenvolvimento humano como uma ciência, a Contabilidade tem sua origem em Uruk, uma antiga cidade da Mesopotâmia, através de instrumentos encontrados estimados entre 8000 a 3000 anos a.C.
Desde os primórdios, o homem demonstrava sua real necessidade, mesmo que primária, de controle de bens e produções (criações e agricultura). Os primeiros sinais encontrados em sítios arqueológicos de Israel, Síria, Iraque, Turquia e Irã deram-se pelas fichas de barro, que eram objetos de diferentes formas, utilizados nas contagens dos itens mencionados.
Temos, também, diversos relatos bíblicos importantes que evidenciam controles contábeis e nos ajudam a entender ainda mais a história da profissão contábil.
Há aproximadamente 2000 anos a.C., em Gênesis (30, 32), o texto dá a ideia de inventário, de riqueza, portanto, controle patrimonial. Também, sobre a parte trabalhista, quando cita a expressão “salário”: “Hoje vou passar por todo o seu rebanho a fim de separar para mim todos os carneirinhos pretos e todos os cabritos malhados e com manchas. É só isso que eu quero como salário”.
Há aproximadamente 1000 anos A.C., em II Crônicas (9, 22), temos o relato que a riqueza de Salomão era maior do que a de todos os outros reis. Para essa afirmação, foi necessária a mensuração do patrimônio de vários reis: “O rei Salomão era mais rico [...] do que qualquer outro rei”.
Mais recentemente, há aproximadamente 2000 anos, Jesus fala sobre preço de venda de passarinhos e sobre inventário de cabelo e sobre planejamento e orçamento, veja os textos:
“Por acaso não é verdade que cinco passarinhos são vendidos por algumas moedinhas? [...] Até os fios de cabelos de vocês estão todos contados” (LUCAS 12, 7).
“Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá” (LUCAS 14, 28).
1.2 No Brasil
Vemos, no Brasil, duas influências preponderantes na contabilidade:
A primeira fase com

Relacionados