Conjutivite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1. Introdução 3
2. Conceito da doença 4
3. Fatores de risco 4
3.1 Descrição de alguns componentes de fator de risco existente no ambiente de trabalho. 4
4. Tipos de conjuntivite 5
5. Medidas de prevenção e controle 6
6. Quais os sinais e sintomas da conjuntivite? 7
7. Tratamento da conjuntivite 7
8. Conclusão 9
9. Referencia bibliográficas 10

1.Introdução

Apresentamos neste trabalho um tema de doença ocular muito comum, a conjuntivite. “É a inflamação da conjuntiva, membrana que recobre a superfície interna das pálpebras”.
A doença pode ser ocasionada por fatores alérgicos, irritativos ou infecciosos, por isso será citado alguns tipos de conjuntivite.
Destacamos também os fatores de riscos existentes no ambiente de trabalho, os sinais esintomas da doença, as formas de prevenção e o tratamento.
Ilustramos imagens da doença para melhor reconhecer e identificar o processo da conjuntivite.

2. Conceito da doença

“A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva ocular, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras”. Ela se caracteriza por vermelhidãonos olhos, inchaço nas pálpebras e sensação de corpo estranho incomodando a vista. Nos casos mais graves, pode surgir hemorragia e dor. Pode ser contagiosa ou não, podendo durar de uma semana a quinze dias, geralmente ataca os dois olhos e não costuma deixar seqüelas.

3. Fatores de risco

A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes comopoluição e o cloro de piscinas. No caso das contagiosas, por bactérias e vírus.
Considerando que muitos trabalhadores ficam expostos a componentes que são fatores de risco da doença, como o caso das radiações, solventes, solda e ácido sulfídrico e assim aumenta muito a chance de adquirir a conjuntivite ocupacional. O contato com pessoas que estejam com conjuntivite bacteriana ou viral também é umfator de risco.

3.1 Descrição de alguns componentes de fator de risco existente no ambiente de trabalho.

* “Radiação são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade”
* Exemplo de radiação: microondas, laser, raios-X, infravermelhos, dentre outras, sendo que a radiação gama, beta e alfa são as mais agressivas.

* “Solventes são substanciascapazes de dissolver as coisas”. Na maioria das vezes são inflamáveis, essa substância é altamente volátil, se evapora facilmente podendo ser inalada e até mesmo causar irritações.

* “Solda é o processo de união entre duas superfícies com ou sem adição de material constitutivo ou aditivo, de modo a formar uma junção que possua as propriedades mecânicas desejáveis ao fim que se destina a obra.”Esse processo é através do calor proveniente da combustão de uma mistura de gases e como isso o trabalhador fica exposto aos fumos metálicos decorrente do processo da soldagem, colocando assim a saúde em risco.

* “Ácido sulfídrico também é conhecido como sufureto de hidrogênio, cuja fórmula química é H2S, é uma gás incolor e inflamável com forte e desagradável odor de ovos podres.” Ele émuito venenoso e irritante.

4. Tipos de conjuntivite

* Conjuntivite bacteriana ou viral: é causada por um microorganismo que infecta a membrana que reveste o olho, causando dor ou vermelhidão. Também é chamada de conjuntivite infecciosa e é transmissível.

* Conjuntivite alérgica: afeta as pessoas pré dispostas à alergias, como portadores de rinite e de bronquite.
Ocorrem maisvezes na primavera e outono e não é transmissível, porém a pessoa deve ter os mesmos cuidados de higiene para evitar a progressão da doença.

* Conjuntivite tóxica: é causada por contato direto com algum agente tóxico e não é contagiosa. Esses agentes podem ser medicamentos, produtos de limpeza, colírio medicamentoso, maquiagens, cloro, tinta de cabelo, sabonetes, poluição do ar, poluentes...
tracking img