Conjuração mineira e baiana

Podemos pensar e repensar nos movimentos que ocorreram em 1789 e 1798. Foram épocas difíceis para o governo. Ambos os movimentos o visavam como inimigo, embora cada uma dasconjurações tivesse um ponto de vista diferente.

A Conjuração Mineira tinha como objetivo a independência do Brasil inteiro. Seus lutadores era a elite, e seu alvo era a CoroaPortuguesa. Os organizadores do movimento se reuniam secretamente na casa do militar Francisco de Paula Freire de Andrade. A Conjuração Mineira também pode, ou melhor, é chamada deInconfidência Mineira. Esta é uma questão para pensar. Conjuração ou Inconfidência? Antes de concluirmos nossa resposta, devemos saber os dados. Conjuração é o termo denominado para umaluta contra o governo, e Inconfidência é o termo denominado para a infidelidade à autoridade. Esta é uma pergunta pessoal, e não devo expressar minha opinião.

A ConjuraçãoBaiana foi a luta contra a elite. Os baianos desejavam a libertação dos escravos e a independência do Brasil inteiro, assim como os mineiros. Quem lutou nesta Conjuração foram ascamadas sociais mais pobres, como os alfaiates, ferreiros, etc. Por isso, a Conjuração Baiana também atende ao chamado de Revolta dos Alfaiates. O desejo da independência do Brasil todofoi a única semelhança entre as duas conjurações, e a diferença entre elas é a libertação dos escravos. Como foi escrito anteriormente, os baianos lutavam também pela libertaçãodos escravos, e os mineiros não lutavam por isso. Ao contrário, eles concordavam com o governo em relação a este fato, pois muitos usavam escravos. Vivenciei estes tempos dediscórdia, e devo dizer que estas Conjurações me fez pensar muito a respeito. Lutar pelo o que acredita. Deixarei esta mensagem para muitos pensarem, e, agora, finalizo a matéria.
tracking img