Conjuntura econômica e análise de cenário

Páginas: 17 (4011 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2011
CONJUNTURA ECONÔMICA E ANÁLISE DE CENÁRIO
O CRESCIMENTO DO MERCADO GASTRONÔMICO DO BRASIL
O Brasil passou por diversas mudanças nas últimas décadas e a área gastronômica vem acompanhando essas mudanças de forma próspera. O negócio gastronômico movimenta no país, aproximadamente, R$ 180 milhões por ano, empregando 6 milhões de pessoas mais que o dobro do total de empregados formais na construçãocivil e mais que o triplo do setor têxtil.
Em 2010, estima-se que 61,7 milhões de refeições tenham sido servidas diariamente pelos estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar, que inclui restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, e outros pontos de vendas do país.
Desde 2004, o número de restaurantes e lanchonetes cresceu 9,3% em todo país – acima do que seria de esperar casotivesse apenas acompanhado o crescimento populacional. De acordo com estimativas da Associação Nacional de Restaurantes ao todo são 350.000 estabelecimentos. Restaurantes, bares e lanchonetes faturaram 73 bilhões de reais em 2010. No total, o setor de alimentação fora do lar movimentou 180 bilhões de reais no ano passado- 79% mais que há cinco anos. O fenômeno está relacionado a mudanças de hábito dapopulação. O brasileiro passou a comer mais fora de casa. Segundo IBGE, do total do orçamento das famílias gasto com alimentação, 31% são aplicados fora do lar – em 2002, a porcentagem era de 24%. A previsão é que, em 2014, esse número atinja 38%, valor próximo ao dos Estados Unidos. Não por coincidência, nesse meio tempo, as mulheres passaram a participar mais do mercado de trabalho – a fatia delasentre a população economicamente ativa passou de 35,5%, em 1990, para 44%, em 2009.
As maiores companhias de alimentação do país estão atentas a esse crescimento. Estima-se que as vendas da indústria de alimentação para o canal food service – empresas que fornecem alimento para restaurantes, bares, lanchonetes e padarias, entre outros – tenham chegado a 64.4 bilhões de reais em 2009. É quase odobro dos 34 bilhões em vendas em 2004. O setor tem se consolidado como um mercado extremamente atraente para as indústrias de alimentos.

O PERFIL DO COMSUMIDOR
Desde 2008, a maior parcela do consumidor brasileiro já é classe média e representa o maior poder de consumo do País, segundo cálculos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD),realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografa e Es-tatística (IBGE).
Desde então, a participação da classe média não para de crescer. Segundo estimativa da FGV, a classe média brasileira em 2011 representa55 % da população brasileira, totalizando 100,5 milhões de pessoas. O número de pobres também reduziu de 63% em 1993 para 33% em 2011 enquanto, a classe rica, cresceu de 6% para 11,76% no mesmoperíodo, segundo a Fundação. Assim, o número de brasileiros aptos a consumir ampliou significativamente nos últimos anos. Levando em conta as classes média (C) e rica (A e B), temos atualmente no Brasil um mercado potencial de consumo de 120 milhões de brasileiros com renda média mensal familiar acima de R$1.500,00. Além de a classe média já ser a mais numerosa no País, as estatísticas apontam queesse grupo apresenta poder de compra (46% do poder de compra dos brasileiros) superior ao da classe dos ricos (44%), segundo cálculos da FGV baseados na PNAD/IBGE de 2009.O País tem conseguido ampliar suas classes média e rica, segundo pesquisadores da FGV em estudo divulgado no dia 27 de junho de 2011, Os Emergentes dos Emergentes, graças à estabilidade democrática, controle da inflação, avançosna área educacional, redução do número de pessoas por família, ampliação do crédito, fortalecimento do salário mínimo e das aposentadorias e aos programas de transferência de renda (como o Bolsa Família).
Apesar das medidas para frear um pouco a economia em 2011 e evitar um aquecimento da infação, a ascensão das classes mais baixas para a média e a ampliação da classe mais rica devem se manter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise de Conjuntura e Cenários Econômicos
  • Como se faz análise de conjuntura econômica
  • Análise de Conjuntura Econômica
  • Analise da conjuntura econômica brasileira
  • ANÁLISE DE CONJUNTURA ECONÔMICA
  • Análise de conjuntura econômica
  • análise da conjuntura econômica
  • Brasil: Pequena análise conjuntura econômica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!